IMG-LOGO
Judiciário

“Onda vermelha”: Trump caminha para garantir maioria na Câmara

- 09/11/2024 10 Visualizações 10 Pessoas viram 0 Comentários
image 1

WASHINGTON – O Partido Republicano estava, neste sábado (9), perto de garantir o controle da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos ─ algo fundamental para o presidente eleito, Donald Trump, avançar na sua agenda quando retornar à Casa Branca, em janeiro de 2025.

Com votos ainda sendo computados, os republicanos já garantiram 212 assentos para a casa, que tem 435 membros, de acordo com projeção da Edison Research. A empresa projetou, na noite de sexta-feira, que o republicano Jeff Hurd já tem votos suficientes para manter o controle republicano sobre o 3º distrito congressual do Colorado.

Leia também
image 2

Começam as apostas para a equipe de Trump: veja cotados para o Tesouro

Trump, que deve voltar à Casa Branca em 20 de janeiro, já iniciou o processo de escolha de seu gabinete e de altos funcionários da administração

Os republicanos precisam agora de mais seis assentos para manter o controle sobre a Câmara, depois que obtiveram vitórias suficientes para tomar o Senado dos democratas, embora a Edison tenha projetado na sexta-feira que a senadora democrata Jacky Rosen será reeleita em Nevada.

Com a vitória de Trump na eleição presidencial e o controle do Senado já decidido, manter a Câmara dos Deputados daria aos republicanos grandes poderes para levar adiante sua agenda de corte de gastos e impostos, desregulamentação do setor de energia e mudanças nos controles das fronteiras.

Leia também
image 3

Biden e Trump se reunirão na Casa Branca na próxima quarta-feira

Encontro faz parte do tradicional processo de transição de governo e ocorre a dois meses do fim do mandato de Biden

Ainda há 19 disputas para a Câmara que não estão decididas, a maioria delas em distritos competitivos em Estados do oeste da nação, onde a contagem dos votos é normalmente mais lenta do que no restante do país.

Dez dos assentos são atualmente de republicanos, enquanto nove estão em mãos democratas.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *