IMG-LOGO
Judiciário

“Tremendamente revoltante”, diz assessor de Lula sobre bombardeio de Israel no Líbano

- 23/09/2024 7 Visualizações 7 Pessoas viram 0 Comentários
image 1

O assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, o ex-chanceler Celso Amorim, afirmou que o ataque aéreo de Israel ao Líbano, que deixou centenas de mortos e um rastro de destruição, nesta segunda-feira (23), pode ser classificado como “tremendamente revoltante”.

Ainda de acordo com Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores e um dos auxiliares mais próximos de Lula, a atitude das forças israelenses pode desencadear uma “guerra total” na região.

“Eu acho uma coisa tremendamente revoltante e perigosa porque ali há o risco de uma guerra total. E, veja bem, estamos falando de um lugar em que há muitos brasileiros”, disse Amorim em conversa com jornalistas, em Nova York, onde integra a delegação do governo brasileiro que participará da Assembleia-Geral das Nações Unidas.

As declarações do ex-chanceler brasileiro foram dadas antes de uma reunião entre Lula e o primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz.

Leia também
image 2

Líbano diz que ataques aéreos israelenses mataram ao menos 356 pessoas

Ao menos 1.246 pessoas ficaram feridas, no dia mais mortal no Líbano em quase um ano de conflito

De acordo com o Ministério da Saúde do Líbano, pelo menos 356 pessoas morreram e mais de 1,2 mil ficaram feridas no ataque israelense. O governo do premiê Benjamin Netanyahu informou que o ataque foi uma nova ofensiva contra o grupo terrorista Hezbollah.

Ainda segundo Celso Amorim, o Itamaraty pode, eventualmente, atuar pela repatriação de brasileiros caso isso se faça necessário.

Leia também
image 3

Brasileiros são orientados pelo Itamaraty a deixarem o Líbano imediatamente

O governo estima que pelo menos 20 mil brasileiros vivem atualmente no Líbano

“Tenho certeza de que o Itamaraty já está planejando alguma coisa nesse sentido. Tenho certeza mesmo, porque já ouvi eles dizerem, mas a experiência é dura”, concluiu.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *