O economista Pablo Spyer, o “Tourinho de Ouro”, afirmou que o tom de Donald Trump, novo presidente dos Estados Unidos, foi mais brando do que o esperado em relação à China, sem ataques e sem imposição de impostos em um primeiro momento.
“Os mercados respiraram aliviados”, disse Spyer, que esteve na cerimônia de posse do novo presidente americano, ao InfoMoney.
“Trump, para os mercados, é sinônimo de volatilidade”, afirmou o economista, destacando que o principal impacto da posse nos mercados foi para o Índice Dólar (DXY), que amanheceu em alta nesta terça-feira (21).
Segundo Spyer, a queda refletiu a fala de Trump prevendo tarifas de 25% para produtos do México e do Canadá a partir de 1º de fevereiro.
Outro elemento presente nos quatro discursos públicos do presidente recém-empossado foi o combate à inflação.
De acordo com o “Tourinho”, Trump afirmou que a alta de preços será combatida nos EUA por meio da exploração de petróleo. Na estratégia do republicano, a abundância de combustível derrubará os preços e, por consequência, controlará a inflação.
Spyer também mencionou a ausência de comentários sobre Bitcoin nos discursos de Trump. “Talvez porque, na semana passada, sua esposa Melania lançou um memecoin e isso pode ter feito com que ele pensasse duas vezes”, afirmou.