IMG-LOGO
Geral

1,6 milhão de moradores seguem sem luz em SP; Enel não tem previsão de retomada 

- 12/10/2024 5 Visualizações 5 Pessoas viram 0 Comentários
image 1

O forte temporal que atingiu a Grande São Paulo na noite de sexta-feira (11), com ventos de mais de 100 km/h, deixou mais de 2,1 milhões de usuários sem energia elétrica e provocou alagamentos e destruição por toda a cidade. 1,6 milhão de clientes impactados.O presidente da Enel Distribuição São Paulo, Guilherme Lencastre, disse que a empresa não tem previsão de retomada total do fornecimento de energia na Grande SPSegundo a Enel, a chuva que atingiu a cidade foi considerada “um evento climático extremo”, que causou o desligamento de 17 linhas de alta tensão.

Até a manhã deste sábado, 5 já foram reestabelcidas. Além disso, 11 subestações de energia também foram desligadas, sendo que 8 já foram religadas, disse o presidente da Enel São Paulo, Guilherme Lencastre, durante entrevista coletiva após apagão.

Em São Paulo, há moradores que estão há mais de 13 horas sem luz. Na zona Sul, uma das mais castigadas, os ventos intensos superaram a marca de 108 km/h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. O Shopping SP Market, inclusive, teve sua fachada totalmente destruída pela força da tempestade. 

Leia também
image 2

Falta de energia na Grande SP afeta abastecimento de água; Veja lista da Sabesp

Regiões mais afetadas pelos problemas de abastecimento de água são a capital paulista, São Bernardo do Campo, São Caetano, Santo André e Cotia

image 3

Defesa Civil confirma sete mortes após temporais no estado de SP

Três pedestres foram atingidos pela queda de um muro de blocos em Bauru, no interior paulista, segundo a Defesa Civil estadual

O temporal na região da grande São Paulo foi provocado pela passagem de uma aglomerado de nuvens do tipo cumulonimbus, de acordo com o instituto. Este tipo de nuvem é bastante comum no Brasil e se forma quando há grande umidade e uma atmosfera aquecida. Para este fim de semana, dias 12 e 13 de outubro, não há expectativa de novos temporais na Grande São Paulo.

A Enel Distribuição São Paulo informou que já conseguiu restabelecer a energia para cerca de 500 mil clientes, após a forte chuva, que atingiu a área de concessão. Segundo a empresa, até às 20h da sexta-feira, 2,1 milhões de clientes tiveram o serviço afetado e, até o momento, são cerca de 1,6 milhão de clientes impactados.

Leia também
image 4

Boulos critica Nunes sobre apagão; prefeito cancela agenda para acompanhar impactos

A cidade de São Paulo registrou mais de 200 chamados para quedas de árvores e galhos desde as chuvas de sexta. O temporal matou uma pessoa na capital e três em Bauru.

image 5

VÍDEO: tempestade derrubou partes do forro e da fachada de shopping em SP

Três pedestres foram atingidos pela queda de um muro de blocos em Bauru, no interior paulista, segundo a Defesa Civil estadual

Além da Zona Sul, a Zona Oeste também foi bastante atingida, assim como as cidades Carapicuíba, Taboão da Serra, Cotia, Osasco e Barueri. Moradores de vários bairros e cidades da Grande São Paulo relatam estar com muitas dificuldades para tentar falar com a concessionária.

A companhia informa que acionou imediatamente um plano de emergência e cerca de 800 equipes (1,6 mil técnicos) estão em campo. Ao longo do dia, a empresa disse que mobilizará cerca de 2500 técnicos. “Em alguns locais, trechos inteiros da rede foram danificados e será preciso reconstruir quilômetros de rede, trocar postes, transformadores e outros equipamentos”, informou a empresa em nota. 

A companhia está oferecendo cerca de 500 geradores para os casos mais críticos e reforçou os canais de atendimento. Além disso, dois helicópteros estão percorrendo as linhas de alta tensão para identificar falhas em locais de difícil acesso. 

Contato

A Enel declara ainda que os clientes, que ainda tenham problemas, entrem em contato prioritariamente pelos canais digitais para abrirem chamados:

• Site: www.enel.com.br

• App Enel (disponível para iOS e Android)

• WhatsApp Elena: (21) 99601-96088.

Água

A Sabesp também alertou aos consumidores que, por falta de energia na capital e Grande São Paulo, economizem água, pois o abastecimento em várias regiões foi afetado por causa da falta de energia elétrica.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *