IMG-LOGO
Atualidades

A ascensão das companhias aéreas low cost ✈️

- 26/09/2023 178 Visualizações 177 Pessoas viram 0 Comentários

Low cost. Para os viajantes mais assíduos, esse termo talvez já faça parte do vocabulário. De uns tempos pra cá, essas cias aéreas estão decolando em grande estilo.

Como o próprio nome sugere, as companhias aéreas low cost são empresas que oferecem voos a preços mais baixos em comparação às tradicionais empresas do setor, sendo uma alternativa para viajantes que buscam economizar.

Por que são mais baratas?

Operações enxutas. Muitas dessas companhias operam com uma frota padronizada ? apenas um modelo de aeronave ? o que reduz os custos de manutenção e treinamento.

Aperta que cabe. Os bancos costumam ser mais apertados e não-inclináveis, e não há classe executiva. Com isso, chega a ser possível ter até 20% mais passageiros do que em aviões de mesmo modelo.

???? Menos serviços a bordo. Ao eliminar ou cobrar separadamente por serviços como refeições, entretenimento e bagagem despachada, elas conseguem reduzir seus custos operacionais.

Aeroportos secundários. Muitas vezes, essas companhias optam por operar em aeroportos menores ou secundários, onde as taxas aeroportuárias tendem a ser mais baixas. Além disso, os voos são em um mesmo continente.

Vendas diretas. Ao vender passagens diretamente ao consumidor, sem intermediários, elas economizam em comissões e outros custos associados.

Esses são algumas das principais razões pelas quais as cias aéreas low cost conseguem oferecer preços menores, que atraem cada vez mais viajantes. O que mostra isso é o crescente market share dessas empresas:

image 1

Esse modelo de negócio foi desenvolvido nos anos 1970, pela Pacific Southwest Airlines, que operava voos domésticos nos EUA.

No final da década de 1990, algumas cias europeias adotaram o modelo. No velho continente, ganharam muita popularidade, com players como Ryanair e EasyJet. Nos anos 2000, o modelo chegou à Ásia, onde estão muitas das melhores empresas do mundo no setor.

É sobre proposta de valor ?

No fim das contas, tem tudo a ver com isso. Essas companhias são focadas no custo, em manter seus gastos baixos para poderem cobrar mais barato. Além disso, apostam muito em melhorar a eficiência operacional, através de estratégias como:

  • (i) Reduzir tempo entre um voo e outro;
  • (ii) Focar em voos mais curtos;
  • (iii) Operar com times mais enxutos; e
  • (iv) Ter aviões mais novos para otimizar o uso de combustível e reduzir as despesas com manutenção.

No fim das contas, tudo que vai além de levar os passageiros do ponto A ao ponto B é deixado de lado.

A proposta de valor é diferente do que as empresas tradicionais do setor oferecem. Tanto é que, há cerca de duas décadas, a Lufthanza adquiriu a low cost Eurowings para também atuar nesse tipo de voo.

Se parar pra pensar, é melhor trazer a inovação para dentro do que correr o risco do modelo se tornar uma ameaça para o que seu negócio tradicionalmente sempre fez.

Por outro lado? Essas empresas também enfrentam vários desafios, como volatilidade dos preços do combustível, manter a qualidade do serviço, recursos humanos limitados, rede de rotas menor e outros. Não vai achando que é tudo um mar de rosas?

E no Brasil? ??

Historicamente, as companhias aéreas low cost não dão certo no Brasil. Isso pode ser explicado pelo fato de que outros mercados, como o europeu, tem muito menos regulações do que o brasileiro, além de impostos menores e legislação trabalhista mais flexível.

No meio do ano passado, a colombiana Viva se tornou a primeira empresa ultra low cost a operar no Brasil. Mas? Logo no início deste ano, suspendeu todas as operações, alegando problemas financeiros.

Recentemente, surgiram outras duas: A dominicana Arajet e a britânica Virgin Atlantic, ambas oferecendo uma rota internacional entre SP e seu país de origem. Será que dessa vez vai dar certo?

Quem vale mais, Booking ou Airbnb? ?

image 2

Quem escolheu a primeira opção acertou. Com um valor de mercado de mais de US$ 100 bilhões, o Booking ? site de reserva de acomodações ? é a empresa de turismo online mais valiosa do mundo.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *