(Foto: Reuters | Reprodução)
Era um final de semana comum de 2022, em Berlim, na Alemanha. Exceto por um pequeno detalhe…
Elon Musk tinha acabado de inaugurar a primeira fábrica da Tesla da Europa na região, e não quis deixar de aproveitar a noite de um dos principais polos de música eletrônica do mundo.
- A escolha do bilionário foi um lugar icônico chamado Berghain, que tem a fama de ser uma das festas mais difíceis de entrar do mundo.
Só para dar um contexto… O lugar toca techno, fica aberto de sexta à noite até segunda de manhã e, durante todo esse período, é preciso encarar uma fila que chega a durar algumas horas para tentar entrar.
(Foto: IMAGO | Votos-Roland Owsnitzki)
“Tentar”. Isso porque quem decide quem entra ou não é um segurança que fica na porta, que escolhe de forma subjetiva? sem regras ou padrões definidos.
Para você ter uma ideia, nem o Musk parece ter conseguido. Nessa sua visita à cidade, após supostamente ter tentado entrar, ele fez o seguinte tweet:
Embora tenha dito que se recusou a entrar, a internet não perdoou e caiu em cima dele, dizendo que Musk foi barrado e não gostou disso.
Até porque, algumas horas depois, ele fez outro tweet. Será que ficou ressentido?
Let’s talk bizness… ?
Do ponto de vista de um negócio, a exclusividade é um dos pontos altos. Essa dificuldade atrai curiosos e cria um desejo de entrar na festa.
A essência do lugar é underground. É um ambiente em que as pessoas se sintam confortáveis para serem quem são e fazerem o que quiserem.
- Inclusive, os frequentadores locais, mais assíduos, nem gostam tanto da presença de turistas na casa, pois enxergam o lugar quase que como um refúgio para eles.
Além disso, não é permitido tirar fotos lá. Ao entrar, as câmeras dos celulares são tampadas. Isso (i) fortalece os sensos de exclusividade e comunidade, (ii) gera curiosidade e (iii) torna o ambiente mais seguro, do ponto de vista das pessoas poderem ser mais ?livres? lá dentro.
Todos esses fatores compõem a proposta de valor do local. Quando um negócio cumpre o que prega com consistência,ele ganha a confiança e fidelidade dos clientes, que sabem o que esperar de lá ? e voltam em busca disso. Essa lógica vale para qualquer empresa.
Pra fechar? A Berghain também tem outras linhas de receita, além das vendas de ingressos, que custam na casa dos ?20, como realização de eventos especiais e colaborações e venda de produtos relacionados à marca.