Dia dos Solteiros. Chegou o momento de comemorar ? ou se lastimar (risos) ? por essa data que, no Brasil, é celebrada hoje, no dia 15 de agosto.
- “Celebrada” entre aspas, uma vez que, por aqui, não temos o costume de fazer nada de especial na ocasião.
Já na China, a história é outra. Por lá, o Dia dos Solteiros é em 11 de novembro, quando diversas lojas online fazem muitas promoções e descontos para confortar os corações vazios.
É uma espécie de Black Friday, mas com uma dimensão ainda maior. Pois é. Antes de entrarmos mais afundo nos números, é importante destacar seu maior protagonista: Alibaba.
Como tudo começou… ?
A data chinesa foi criada por um pequeno grupo de universitários solteiros, como uma resposta às tradicionais celebrações de casais, como o Dia dos Namorados.
O motivo da escolha da data foi o fato de que o número 1 simboliza uma pessoa sozinha. O 11/11 é como se fosse quatro solteiros juntos.
Mas a brincadeira ficou séria. Em 2009, o Alibaba começou a usar o dia como um festival de compras de 24 horas que oferecia descontos em compras online, o que inspirou várias outras empresas a fazerem o mesmo.
- Como resultado disso, por incrível que pareça, a data se tornou o maior dia de compras física e online do mundo.
Ao longo dos anos, o Alibaba expandiu suas promoções, que, hoje, acontecem do dia 1º de novembro até a data comemorativa, no 11º dia do mesmo mês. Desde então, as vendas crescem a cada ano:
É de deixar o queixo caído
Estamos falando de um festival de descontos em que uma empresa, SOZINHA, movimenta mais dinheiro que todas as varejistas dos EUA, SOMADAS, nas maiores datas de desconto existentes.
- Pense que o Single’s Day chinês é quase 10 vezes maior que a Black Friday dos EUA. No mínimo, impressionante.
Isso sem considerar as outras gigantes do e-commerce chinês, que, inspiradas no Alibaba, adotaram a data. No total, o evento movimenta em torno de US$ 150 bilhões por ano ? 15 vezes mais que a Black Friday americana.
E em 2022? ?
No ano passado, pela primeira vez, o Alibaba e outras gigantes do e-commerce chinês não divulgaram seus resultados das vendas do Dia dos Solteiros.
O principal fator que explica isso é o impacto econômico e psicológico das políticas “zero-COVID” da China, que afetaram as vendas. Segundo o Alibaba, o desempenho ficou “em linha com o do ano anterior”.
Por maior que seja o número, considerando o rápido crescimento YoY, manter os níveis representa uma desaceleração da empresa.
Para fechar: Brasil ??
Embora a data brasileira seja hoje, o Alibaba segue o calendário chinês para fazer suas ofertas no Brasil. Há 4 anos, o grupo realiza o festival por aqui em novembro, com promoções e ofertas exclusivas para os solteiros do nosso país.
Conteúdos complementares do the biz
? Alibaba Group. Entenda o bizness da BIG TECH chinesa.
? Namoro online? Panorama geral do mercado dos aplicativos de dating.
? Aquisição do Bumble. As lições de negócios por trás da compra de um app de dating.