IMG-LOGO
Atualidades

A data de compras que supera a Black Friday 🇨🇳

- 15/08/2023 145 Visualizações 144 Pessoas viram 0 Comentários

Dia dos Solteiros. Chegou o momento de comemorar ? ou se lastimar (risos) ? por essa data que, no Brasil, é celebrada hoje, no dia 15 de agosto.

  • “Celebrada” entre aspas, uma vez que, por aqui, não temos o costume de fazer nada de especial na ocasião.

Já na China, a história é outra. Por lá, o Dia dos Solteiros é em 11 de novembro, quando diversas lojas online fazem muitas promoções e descontos para confortar os corações vazios.

É uma espécie de Black Friday, mas com uma dimensão ainda maior. Pois é. Antes de entrarmos mais afundo nos números, é importante destacar seu maior protagonista: Alibaba.

Como tudo começou… ?

A data chinesa foi criada por um pequeno grupo de universitários solteiros, como uma resposta às tradicionais celebrações de casais, como o Dia dos Namorados.

O motivo da escolha da data foi o fato de que o número 1 simboliza uma pessoa sozinha. O 11/11 é como se fosse quatro solteiros juntos.

Mas a brincadeira ficou séria. Em 2009, o Alibaba começou a usar o dia como um festival de compras de 24 horas que oferecia descontos em compras online, o que inspirou várias outras empresas a fazerem o mesmo.

  • Como resultado disso, por incrível que pareça, a data se tornou o maior dia de compras física e online do mundo.

Ao longo dos anos, o Alibaba expandiu suas promoções, que, hoje, acontecem do dia 1º de novembro até a data comemorativa, no 11º dia do mesmo mês. Desde então, as vendas crescem a cada ano:

image 1

É de deixar o queixo caído

Estamos falando de um festival de descontos em que uma empresa, SOZINHA, movimenta mais dinheiro que todas as varejistas dos EUA, SOMADAS, nas maiores datas de desconto existentes.

  • Pense que o Single’s Day chinês é quase 10 vezes maior que a Black Friday dos EUA. No mínimo, impressionante.

Isso sem considerar as outras gigantes do e-commerce chinês, que, inspiradas no Alibaba, adotaram a data. No total, o evento movimenta em torno de US$ 150 bilhões por ano ? 15 vezes mais que a Black Friday americana.

E em 2022? ?

No ano passado, pela primeira vez, o Alibaba e outras gigantes do e-commerce chinês não divulgaram seus resultados das vendas do Dia dos Solteiros.

O principal fator que explica isso é o impacto econômico e psicológico das políticas “zero-COVID” da China, que afetaram as vendas. Segundo o Alibaba, o desempenho ficou “em linha com o do ano anterior”.

Por maior que seja o número, considerando o rápido crescimento YoY, manter os níveis representa uma desaceleração da empresa.

Para fechar: Brasil ??

Embora a data brasileira seja hoje, o Alibaba segue o calendário chinês para fazer suas ofertas no Brasil. Há 4 anos, o grupo realiza o festival por aqui em novembro, com promoções e ofertas exclusivas para os solteiros do nosso país.

Conteúdos complementares do the biz

Alibaba Group. Entenda o bizness da BIG TECH chinesa.

Namoro online? Panorama geral do mercado dos aplicativos de dating.

Aquisição do Bumble. As lições de negócios por trás da compra de um app de dating.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *