A marca dos sneakers. No último ano fiscal, a Nike registrou uma receita de mais de US$ 50 bilhões. Desse valor, quase 70% ? US$ 33 bi ? veio do segmento de calçados.
A marca foi fundada em 1964 e tornou-se o principal fornecedor mundial de roupas esportivas e calçados. Enquanto a marca Nike é a que mais vende tênis no mundo, o segundo lugar fica com outra marca do grupo: Jordan.
1° & 2° lugar
Dava pra esperar menos? Com quase 30% do market share do mercado global de tênis, as duas principais marcas do setor pertencem à empresa do swoosh.
São mais de 80 mil colaboradores espalhados pelo mundo para fazer essa magia acontecer. Esse time vende quase 800 milhões de pares de calçados anualmente. É como se 1 em cada 10 pessoas comprasse um tênis da marca a cada ano.
- Para efeito de comparação… O McDonald’s vende 550 milhões de Big Mac?s por ano. Acontece que um hambúrguer é uma refeição, que pode ser comida várias vezes ao ano.
É comum ver alguém que coma Big Mac uma ou duas vezes por mês, diferentemente de comprar tênis. Mas quantas pessoas você conhece que compram 24 calçados por ano? risos.
O poder de uma marca forte ?
Pense que, anualmente, o mercado de tênis movimenta em torno de US$ 75 bilhões. Perceba que os US$ +30 bi em vendas anuais da Nike correspondem a mais de 40% do faturamento total do mercado.
- Por outro lado? Você viu no gráfico que a marca possui pouco menos de 30% de participação de mercado.
Como essa conta fecha? Nesse caso, o market share é relativo à quantidade de sneakers vendidos. Assim, essa diferença mostra que, na média, os calçados da empresa são mais caros que o dos concorrentes.
Ter uma marca forte permite cobrar mais. Ainda que quem faça o produto seja o mesmo fornecedor chinês. risos. Esse é o poder de ter o ?seu swoosh?.
Muito dessa força só foi possível porque, lá atrás, Philip Knight e companhia perceberam que investir no que a marca representa para seus clientes traria mais resultados do que investir apenas em ter um produto bom, com as melhores tecnologias.
- É por isso que a companhia faz o possível para que seus tênis estejam nos pés dos maiores atletas de cada esporte.
Isso (i) associa a marca à excelência, (ii) inspira os clientes que querem ser como seus ídolos, (iii) traz autenticidade, (iv)gera visibilidade e (v) permite contar histórias que conectam com os consumidores e incentivam o consumo. São poucas as empresas que atingem esse patamar.
Aqui tem um compilado de alguns comerciais da marca que mostram isso bem.
Pra fechar?
?? Just do it. Para você aprofundar no assunto, temos uma outra edição em que falamos sobre o tênis mais caro já vendido pela marca, sua estratégia direct-to-consumer e mais.
? Jordan bilionário. Nessa outra, falamos sobre a parceria Nike e a estrela do basquete ? a maior da história do esporte.