A holding por trás da sua newsletter de negócios favorita — e muito mais 🦄
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05/09/2023
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O show your bizness de hoje vai ser diferente. Afinal, estamos falando da empresa que mais gostamos ? no caso, nós mesmos. risos.
Comemorando as 200 edições de the bizness, vamos te contar como tudo isso aqui surgiu. De uma simples newsletter diária de notícias e muita ambição, até se tornar a?
waffle ?
A holding é uma empresa de mídia, que cria marcas que pessoas como você gostam de consumir.
A ideia começou no nicho de notícias, mas a visão do nosso criador sempre foi explorar novos nichos, conforme a audiência crescia.
Como não dá pra fazer tudo o tempo todo, optamos por explorar muito bem UM PRODUTO, UM CANAL e UM CLIENTE.
A receita vem, principalmente, da venda de publicidade, seja em (i) formato de texto, como no caso do the news e do the bizness, ou no (ii) formato de vídeo, que começou com o lançamento do the jams.
Além disso, no primeiro trimestre deste ano, lançamos o the jobs, nossa primeira newsletter paga, que traz uma renda recorrente através das assinaturas.
Mas, pelo menos por enquanto, a maior parte ainda vem dos anúncios em texto, como os que você vê nos nossos vários cadernos. Hoje, são várias newsletters. Só que, no começo, era uma só?
O tal do the news ?
Ora, ora? A primeira de muitas. Essa história começou em 2020. O Hernane, CEO do grupo, tinha acabado de ter os últimos contratos de seu negócio antigo cancelados.
Sua empresa atuava no setor de eventos. Era uma plataforma de tecnologia chamada ufrilla, que conectava jovens que queriam fazer um bico com bares, restaurantes e eventos.
Por conta da pandemia, todos esses estabelecimentos tiveram que fechar e os eventos foram cancelados. O faturamento zerou de repente.
O famoso dia 17/03/2020 ?
Era o início da pandemia. Nesse dia, Hernane ia embora do escritório sem saber o que fazer. Chegando em casa, ligou a TV para ver as notícias.
Mas a situação estava desesperadora. Só notícias negativas, contando tragédias da pandemia. Muitas informações chegando no WhatsApp, com explicações de uma pandemia que ninguém parecia saber direito o que era.
Era preciso abrir tudo quanto é portal para ver o que era verdade e tentar entender o que estava acontecendo. Sufocado com as notícias, Hernane foi dormir.
No dia seguinte, ao acordar, ligou a TV ? mais precisamente para assistir o Chico Pinheiro na Globo. E a história se repetiu: negatividade e um pouco de terror. Ele desligou a TV.
Então, passou seu café ? sem açúcar, desde sempre (risos) ? e começou a ler seus e-mails. Acontece que, naquele dia, notou algo diferente?
Por não ter tanta coisa pra fazer, já que sua outra startup havia ?quebrado?, aquelas newsletters de fora ? que já costumava ler sempre ? chamaram sua atenção. E não tinha nada parecido no Brasil.
Não tinha, mas? poderia ter ?
Com esse ?e se? na cabeça, encontrou uma plataforma que permitia escrever newsletters gratuitamente, fez a curadoria das principais notícias do dia, criou o conceito da marca e começou a escrever. Pela noite, depois de algumas boas horas, a primeira edição estava pronta.
Na manhã do dia 19/03/2020, 234 pessoas de uma lista de um podcast que ele fazia acordaram com uma surpresa em suas caixas de entrada: A primeira edição ? uma relíquia que guardaremos eternamente. Leia aqui.
Os amigos adoraram. O boca a boca rolou forte e a edição do dia seguinte foi enviada para o dobro de pessoas.
Nos dias e meses seguintes, a newsletter seguiu crescendo organicamente, até o lançamento do programa de indicação ? e da famosa canequinha ?, que foi responsável por multiplicar em mais de dez vezes a base de leitores.
Com o tempo, surgiram os outros cadernos. Primeiro, veio o the stories, no final de 2021. Logo em seguida, veio o the bizness e, tempos depois, o the champs. Tudo isso com a ajuda de grandes pessoas.
O crescimento seguiu acelerado, e o the jobs, primeiro caderno pago do grupo, e o the jams, no formato de vídeos, se juntaram às outras marcas.
A mudança para o grupo ?
Para organizar todas essas ramificações e novos negócios em um guarda-chuva só, depois de 3 anos do surgimento, nasce a waffle ? aholding por trás das suas marcas queridinhas.
De uma simples newsletter, criamos outras marcas e tipos de conteúdo, somando mais de 2 milhões de daily active users (DAU) e mais de 50 milhões de impressões mensais em nosso grupo.
Mais do que apenas um único formato, o plano da holding é avançar com outros nichos, formatos e creators ? temos uma surpresinha no final.
It?s waffle time. Mais do que um grupo de newsletters, estamos construindo um grupo de mídia para as futuras gerações. O bom de tudo isso é que vocês não só fazem parte da jornada, como contribuem todos os dias para que isso cresça e aconteça.
Vagas abertas ?
A waffle está com uma vaga aberta no momento: Marketing e Growth. Você pode se candidatar clicando aqui.
?Smart tip: Fizemos um debriefing sobre o funcionamento do nosso processo seletivo em uma das edições do the jobs. Leia mais.
Pra fechar? ?
?e aprofundar na história, aqui vão dois podcasts que o Hernane já participou: