IMG-LOGO
Atualidades

A holding por trás da sua newsletter de negócios favorita — e muito mais 🦄

- 05/09/2023 15 Visualizações 15 Pessoas viram 0 Comentários

O show your bizness de hoje vai ser diferente. Afinal, estamos falando da empresa que mais gostamos ? no caso, nós mesmos. risos.

Comemorando as 200 edições de the bizness, vamos te contar como tudo isso aqui surgiu. De uma simples newsletter diária de notícias e muita ambição, até se tornar a?

waffle ?

A holding é uma empresa de mídia, que cria marcas que pessoas como você gostam de consumir.

  • A ideia começou no nicho de notícias, mas a visão do nosso criador sempre foi explorar novos nichos, conforme a audiência crescia.

Como não dá pra fazer tudo o tempo todo, optamos por explorar muito bem UM PRODUTO, UM CANAL e UM CLIENTE.

A receita vem, principalmente, da venda de publicidade, seja em (i) formato de texto, como no caso do the news e do the bizness, ou no (ii) formato de vídeo, que começou com o lançamento do the jams.

  • Além disso, no primeiro trimestre deste ano, lançamos o the jobs, nossa primeira newsletter paga, que traz uma renda recorrente através das assinaturas.

Mas, pelo menos por enquanto, a maior parte ainda vem dos anúncios em texto, como os que você vê nos nossos vários cadernos. Hoje, são várias newsletters. Só que, no começo, era uma só?

O tal do the news ?

Ora, ora? A primeira de muitas. Essa história começou em 2020. O Hernane, CEO do grupo, tinha acabado de ter os últimos contratos de seu negócio antigo cancelados.

  • Sua empresa atuava no setor de eventos. Era uma plataforma de tecnologia chamada ufrilla, que conectava jovens que queriam fazer um bico com bares, restaurantes e eventos.

Por conta da pandemia, todos esses estabelecimentos tiveram que fechar e os eventos foram cancelados. O faturamento zerou de repente.

O famoso dia 17/03/2020 ?

image 1

Era o início da pandemia. Nesse dia, Hernane ia embora do escritório sem saber o que fazer. Chegando em casa, ligou a TV para ver as notícias.

Mas a situação estava desesperadora. Só notícias negativas, contando tragédias da pandemia. Muitas informações chegando no WhatsApp, com explicações de uma pandemia que ninguém parecia saber direito o que era.

Era preciso abrir tudo quanto é portal para ver o que era verdade e tentar entender o que estava acontecendo. Sufocado com as notícias, Hernane foi dormir.

  • No dia seguinte, ao acordar, ligou a TV ? mais precisamente para assistir o Chico Pinheiro na Globo. E a história se repetiu: negatividade e um pouco de terror. Ele desligou a TV.

Então, passou seu café ? sem açúcar, desde sempre (risos) ? e começou a ler seus e-mails. Acontece que, naquele dia, notou algo diferente?

Por não ter tanta coisa pra fazer, já que sua outra startup havia ?quebrado?, aquelas newsletters de fora ? que já costumava ler sempre ? chamaram sua atenção. E não tinha nada parecido no Brasil.

Não tinha, mas? poderia ter ?

Com esse ?e se? na cabeça, encontrou uma plataforma que permitia escrever newsletters gratuitamente, fez a curadoria das principais notícias do dia, criou o conceito da marca e começou a escrever. Pela noite, depois de algumas boas horas, a primeira edição estava pronta.

  • Na manhã do dia 19/03/2020, 234 pessoas de uma lista de um podcast que ele fazia acordaram com uma surpresa em suas caixas de entrada: A primeira edição ? uma relíquia que guardaremos eternamente. Leia aqui.

Os amigos adoraram. O boca a boca rolou forte e a edição do dia seguinte foi enviada para o dobro de pessoas.

Nos dias e meses seguintes, a newsletter seguiu crescendo organicamente, até o lançamento do programa de indicação ? e da famosa canequinha ?, que foi responsável por multiplicar em mais de dez vezes a base de leitores.

image 2

Com o tempo, surgiram os outros cadernos. Primeiro, veio o the stories, no final de 2021. Logo em seguida, veio o the bizness e, tempos depois, o the champs. Tudo isso com a ajuda de grandes pessoas.

O crescimento seguiu acelerado, e o the jobs, primeiro caderno pago do grupo, e o the jams, no formato de vídeos, se juntaram às outras marcas.

A mudança para o grupo ?

Para organizar todas essas ramificações e novos negócios em um guarda-chuva só, depois de 3 anos do surgimento, nasce a waffle ? a holding por trás das suas marcas queridinhas.

De uma simples newsletter, criamos outras marcas e tipos de conteúdo, somando mais de 2 milhões de daily active users (DAU) e mais de 50 milhões de impressões mensais em nosso grupo.

  • Mais do que apenas um único formato, o plano da holding é avançar com outros nichos, formatos e creators ? temos uma surpresinha no final.

It?s waffle time. Mais do que um grupo de newsletters, estamos construindo um grupo de mídia para as futuras gerações. O bom de tudo isso é que vocês não só fazem parte da jornada, como contribuem todos os dias para que isso cresça e aconteça.

Vagas abertas ?

A waffle está com uma vaga aberta no momento: Marketing e Growth. Você pode se candidatar clicando aqui.

? Smart tip: Fizemos um debriefing sobre o funcionamento do nosso processo seletivo em uma das edições do the jobs. Leia mais.

Pra fechar? ?

?e aprofundar na história, aqui vão dois podcasts que o Hernane já participou:




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *