IMG-LOGO
Atualidades

A sacada que faz a Amazon gerar mais de US$ 10 bi por ano

- 11/07/2023 47 Visualizações 45 Pessoas viram 0 Comentários

Hoje, começa o Amazon Prime Day 2023. Mas essa história não começou agora. Era 2015 quando Bezos e cia. criaram a data para celebrar o 20º aniversário da companhia.

A ideia por trás era oferecer ofertas para os membros do Amazon Prime, que, hoje, são mais de 200 milhões de pessoas. É uma população do Brasil apenas na base de assinantes do serviço.

  • Deu muito certo. Rapidamente, o evento se tornou o maior dia de compras da Amazon do ano, ultrapassando até mesmo a Black Friday.

As ofertas da data, inicialmente, duravam apenas 24h. Em 2019, passaram a valer por 48h ? o que impulsionou ainda mais as vendas nos anos seguintes.

image 1

Recorde atrás de recorde. A cada ano que passa, as vendas do Prime Day só crescem. Somente no ano passado, totalizaram US$ 12 bilhões.

  • Para te dar uma noção de grandeza? Isso representa cerca de 2,5% do faturamento de 2022 da companhia, que ultrapassou os US$ 500 bi.

E não era para menos. Afinal, foram mais de 100 mil itens vendidos por minuto ? um total de mais de 300 milhões? durante o Prime Day 2022, o que trouxe US$ 1,7 bilhão em economia para os compradores.

Graças ao sucesso da data, outras varejistas como Walmart, Best Buy e Target também criaram suas versões e começaram a dar descontos na data, para não ficarem de fora dessa brincadeira.

O que as pessoas mais compram no Prime Day? ?

Em geral, itens que elas já estão acostumadas a adquirir na plataforma, como produtos de saúde, beleza e eletrônicos.Essas três categorias foram compradas por mais de um quarto dos compradores Prime.

A sacada por trás do programa ?

Vamos além do Prime Day, e olhar, de forma mais macro, o impacto do Amazon Prime no bizness da BIG TECH.

  • Para início de conversa, é comprovado que os membros Prime gastam mais que os não-membros, o que justifica os esforços da companhia para fortalecer o programa.

O próprio Prime Day contribui para isso. Oferecer descontos exclusivos para assinantes gera o desejo de assinar. Sem contar as demais vantagens, válidas o ano todo, como frete grátis em compras, acesso ao Prime Video e outros.

Do lado da Amazon, também há muitas vantagens. Além de gerar uma renda recorrente para a companhia, as assinaturas deixam os consumidores mais propensos a comprarem mais, para aproveitarem os benefícios e, inconscientemente, evitarem o sentimento de ?estou pagando isso à toa?.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *