(Foto: AP Photo | Rebecca Blackwell)
O preço de uma xícara de café varia em alguns centavos ou reais, dependendo de onde você compra. Uma coisa é a padaria, outra, o restaurante do aeroporto. risos.
O que você talvez não saiba, é que teve um jogador de basquete da NBA que, simplesmente, vendeu xícaras e mais xícaras de café por? 20 dólares? É isso mesmo que você leu.
Antes de te contarmos essa história, para efeito de comparação, veja o preço médio de uma xícara de café em algumas cidades do mundo:
Até mesmo nos lugares mais caros, como Copenhague, o valor está bem longe desses US$20. Então? Como uma marca consegue cobrar tão caro ? e vender mesmo assim?
Bora para a história? ?
Tudo começou em 2020, em um dia de jogo da NBA, quando o jogador Jimmy Butler percebeu que, durante as partidas, os jogadores precisavam daquele boost de energia.
- Você, como bom leitor do dêbiz, sabe que não há nada como uma dose de cafeína para se manter alerta e focado. Seja o menino Jimmy nosso leitor ou não, ele viu a oportunidade e mergulhou de cabeça.
Sua ideia era oferecer um café de alta qualidade e conveniência para seus colegas de equipe e demais participantes do jogo.
Ele notou que, dentro da atmosfera frenética e competitiva das partidas, as pessoas estavam dispostas a pagar um preço premium por um café rápido e saboroso.
(Foto: Twitter | Meyers Leonard)
Mas não era um café comum. O jogador entendeu a importância de oferecer uma experiência única aos seus clientes.
A primeira xícara de café de US$ 20 foi servida durante um intervalo de um jogo importante. Como não é todo dia que um jogador vende café no vestiário, a notícia se espalhou rapidamente pelos corredores da arena.
Em pouco tempo, jogadores, treinadores e outros membros da NBA estavam se deliciando com o café de Jimmy Butler.
Mas qual era o segredo por trás desse preço? ?
Era mais do que apenas uma xícara de café ? era uma experiência completa. Além do produto ser bom, o ambiente exclusivo e personalizado permitia que as pessoas dessem uma pausa em meio à agitação do jogo.
Em pouco tempo, o café de US$ 20 de Jimmy Butler se tornou uma sensação na NBA. Jogadores e fãs começaram a apreciar não apenas a bebida, mas também a atmosfera única que ele criou ao redor do seu negócio de café.
E o mais surpreendente foi que o preço alto não afastou os clientes, mas sim os atraiu. As pessoas estavam dispostas a pagar mais por uma experiência exclusiva e diferenciada.
Com o sucesso de seu café, Jimmy expandiu o negócio para outras arenas esportivas e eventos. Seu café virou sinônimo de qualidade, luxo e status, atraindo muitos clientes.
Momento atual
(Foto: Jasen Vinlove | USA TODAY Sports)
O side job de Butler virou um bizness real: A Big Face. O jogador diz beber de 7 a 10 xícaras de café por dia, para testar as bebidas.
O negócio não se limita a ser apenas uma marca de café. Eles buscam construir uma comunidade de amantes da bebida, e também vendem outros produtos como roupas, canecas, copos e outros itens com a logo da empresa.
Além disso, Jimmy está de olho em novos produtos, incluindo um café de US$ 100.
Para fechar? ?
Perceba como, mesmo com um produto relativamente barato, é possível criar algo diferenciado e muito lucrativo.
Então, da próxima vez que você tomar um cafezinho, lembre-se da história do café de US$ 20 de Jimmy Butler e reflita sobre como o valor de um produto ou serviço vai muito além de [custo + margem praticada pelo setor].
Afinal, tem vezes que um simples café pode se transformar em uma experiência inesquecível que vale cada centavo investido.
Para aprofundar? Veja um vídeo de Jimmy Butler falando sobre seu negócio. E aqui vai um artigo muito legal que destrincha as estratégias de lançamento do produto.