IMG-LOGO
Segurança

Ainda dá tempo de ir shopping hoje? Veja o que fecha em 24 e 25 de dezembro em SP

- 24/12/2024 4 Visualizações 3 Pessoas viram 0 Comentários
image 1

Aos atrasados: ainda é possível garantir o presente de Natal das pessoas queridas nos shoppings da cidade de São Paulo – pelo menos até às 18h desta terça-feira (24), véspera de Natal.

Os estabelecimentos compõem o grupo de estabelecimentos que funcionam hoje, mas em horário reduzido, como os supermercados, que fecham às 19h nesta terça na capital paulista. No dia 25 de dezembro shoppings e supermercados fecham.

Farmácias e drogarias funcionam na véspera (24) e no Natal (25), mas em escala de plantão.

Bancos

Os bancos funcionaram até às 11h desta terça e só retornam às atividades na quinta, 26 de dezembro.

As compensações bancárias não serão efetivadas no dia 25. Por isso, contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) com vencimento nessa data poderão ser pagas no dia útil seguinte (26) sem acréscimos.

Já no caso dos tributos e impostos, o ideal é fazer o pagamento até um dia antes do feriado para evitar a incidência de juros e multa.

LEIA MAIS: Vai chover no Natal? Veja a previsão do tempo para todo o Brasil

Serviços públicos

Hospitais mantêm o funcionamento normal em ambas as datas para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.

Já os postos para doação de sangue, como Pró-Sangue Clínicas e Osasco, funcionam até às 13h do dia 24 e não abrem no dia 25.

As unidades do Poupatempo em todo o estado terão funcionamento diferenciado no dia 24, até 12h. Elas fecham no dia 25.

Os postos do Poupatempo retomam suas atividades na quinta-feira(26), com atendimento normal, mediante agendamento prévio – de forma gratuita – pelos canais digitais: portal ou pelo aplicativo do Poupatempo.

Instituições culturais, como bibliotecas, museus, salas de concerto e teatros fecham nas duas datas.

Transporte

Os ônibus da capital, cuja operação é administrada pela prefeitura da cidade, operam nesta terça (24), com uma frota correspondente a 6.837 veículos. Amanhã (25) o número de ônibus em circulação será reduzido para 4.885.

Aos domingos e nos feriados de Natal e Ano Novo os passageiros têm o benefício da Tarifa Zero e poderão se deslocar, da 0h às 23h59, sem pagamento da tarifa, somente utilizando o Bilhete Único para passar pela catraca. Quem estiver sem um Bilhete também terá a gratuidade garantida, pois o cobrador ou o motorista irá liberar a passagem.

Já nos transportes administrados pelo governo do estado, foram planejadas operações especiais para atender os passageiros no Natal. Veja abaixo:

CPTM (trens)

No dia 24, véspera de Natal, a circulação de trens nas linhas da CPTM (7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade), além do serviço Expresso Aeroporto, será normal. No dia de Natal (25), a programação será como a de um domingo.

EMTU (Ônibus intermunicipais)

A operação das linhas de ônibus gerenciadas pela EMTU no dia 24 de dezembro será equivalente à operação dos sábados.

No dia de Natal (25), a operação será equivalente àquelas que são realizadas aos domingos.

Informações detalhadas sobre os horários de partida e itinerários podem ser obtidas no site ou no aplicativo da EMTU, disponível para iOS e Android.

Metrô 

Na terça-feira (24), véspera de Natal, todas as linhas operadas pelo Metrô (1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata) terão funcionamento normal, com frota de dia útil em circulação.

Já na quarta-feira (25), feriado de Natal, todas as linhas operam nos horários habituais, das 4h40 à meia-noite, porém com frota de domingo em circulação e trens reservas prontos para atender em caso de necessidade.

Compra de Bilhetes

Para viajar nos transportes administrados pelo governo do Estado – trem, metrô e ônibus intermunicipal – passageiros podem comprar seu bilhete digital QR CODE para uso nos trilhos via Whatsapp no 11 3888-2200, aplicativo TOP – disponível para download nas plataformas Google Play ou Apple Store – ATMs distribuídas por todas as estações do Metrô e da CPTM e em mais de 8 mil pontos de venda na capital e região metropolitana – onde a compra pode ser realizada com cédulas.

(Com Estadão Conteúdo)




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *