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Atualidades

Ajudando as pessoas a criarem hábitos mais saudáveis 💪

- 12/09/2023 64 Visualizações 64 Pessoas viram 0 Comentários

(Imagem: Holistix | Divulgação)

? Conheça a Holistix

A Holistix é uma marca e plataforma de conteúdo para ajudar as pessoas a serem saudáveis do jeito mais simples possível.

Para isso, desenvolve produtos que ajudam na formação de pequenos hábitos saudáveis que, quando olhados como um todo ? de forma holística e integral ? fazem a diferença.

A empresa se inspira em alguns hábitos ancestrais ? como ayurveda, uma ciência indiana, ou a medicina chinesa ? e busca trazê-los para a vida moderna de um jeito prático e factível, comprovado pela ciência moderna.

? Modelo de negócios

Durante muito tempo, a Holistix, que começou apenas com o e-commerce próprio, foi 100% digital. Mas, no ano passado, entraram em marketplaces, como Mercado Livre, Amazon e Beleza na Web e, agora, estão entrando em varejo, principalmente farmácias, como a RaiaDrogasil.

Esses outros dois canais correspondem a 20% da receita, enquanto a maior parte ainda vem de seu e-commerce.

? Como tudo começou

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(Foto: Holistix | the bizness)

Nicole é marketeira de formação. Durante vários anos, trabalhou na indústria, em empresas como Nestlé, Unilever e na farmacêutica Boehringer, o que lhe trouxe uma boa visão acerca de saúde e alimentação.

  • Na metade de 2018, enquanto trabalhava na Mãe Terra, que tinha acabado de ser adquirida pela Unilever, foi morar em Madrid e fez formações em ayurveda e fitoterapia.

Chegando lá? Por ser apaixonada por saudabilidade, começou um projeto de conteúdo ? que ainda não chamava Holistix. Sem ter ideia do que aquilo se tornaria, já sabia que era daquilo que queria viver, pois sentia falta de marcas que apoiassem esse ideal no mercado.

Nesse momento, conheceu a Nathalia, que tinha acabado de terminar seu MBA em Madrid e, assim como ela, também queria atuar com wellness e saudabilidade de alguma forma.

A Nathalia trabalhou no mercado financeiro e já tinha até estruturado um plano de negócio muito claro, focado na categoria de chás. Já a Nicole, trazia mais o lado da marca, narrativa e possibilidades de negócio.

Outra diferença das duas é que, enquanto a Nicole estava olhando para o mercado brasileiro, a Nathalia olhava para o mercado europeu, embora ambas planejassem seguir morando em Madrid.

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(Imagem: Unsplash | Reprodução)

Apesar das diferenças, as duas eram muito complementares ? em habilidades, experiências e conhecimentos ? e seus projetos tinham tudo a ver. Foi aí que, no início de 2019, nasceu a sociedade.

O racional da dupla era baseado na ideia de que, no Brasil, quando olhamos para o mercado da saúde, de um lado estão as:

  • Farmacêuticas, que focam mais em curar doenças do que prevenir; e do outro a
  • Indústria alimentícia, que por maior que fosse, não é onde gostariam de atuar, muito por conta das margens baixas do setor.

No meio disso, elas enxergaram uma série de outras categorias que não eram exploradas por aqui, e que tinham muito potencial. Aí estava a oportunidade, que parecia ser mais promissora no mercado brasileiro do que no europeu.

Analisando o mercado? ??

?e pensando em fazer uma captação, começaram a falar com investidores, até que fizeram a primeira rodada ? Friends & Family ? na própria Espanha.

Após testarem alguns MVPs, no final de 2019, o e-commerce foi lançado oficialmente, com os dois primeiros produtos: Raspador de Língua e Escova Seca. Pouco tempo depois, a superfood Golden Mix se juntou ao portfólio.

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(Foto: Holistix | the bizness)

Contexto? A pandemia ainda não tinha chegado e havia mais resistência ao trabalho remoto. Por conta disso, perceberam que, para captar mais dinheiro, precisariam estar no Brasil. Para construir o negócio aqui, seria preciso voltar. Colocaram marido, filhos e gatos ?na mala? e voltaram.

PS: A Nathalia, ainda por cima, estava grávida de muitos meses. risos.

Pandemia & Segunda captação ?

Assim que a Nathalia chegou, a pandemia estourou no Brasil. A bolsa despencou e muitos investidores ficaram mais cautelosos, justamente na semana em que investidores-anjo fariam seus aportes na Holistix.

  • O resultado? Apenas uma parte da grana esperada entrou;
  • A solução? Fazer exatamente o que constava nos planos ? mas com muito menos dinheiro.

Apesar das adversidades?

Do ponto de vista de negócios, a Holistix teve a faca e o queijo na mão. Todo mundo estava online e a preocupação com saúde e rotina estavam em alta, com as pessoas repensando seus próprios hábitos. O timing foi muito bom.

  • Nos dois anos seguintes, foram diversos outros produtos e categorias lançados, todos voltados à saúde e bem-estar.

Chegando no primeiro semestre de 2022, a empresa estava pronta para escalar: MVP bem validado e seus produtos e narrativa bem construídos. A marca estava ficando conhecida em seu meio.

Nesse contexto, fizeram diversas contratações, inclusive de pessoas mais sêniors, e investiram muito ? até demais ? no digital.

  • Mas o momento não foi tão bom, porque, com o fim da pandemia, as pessoas só queriam saber de sair de casa, viajar e beber, para correr atrás do ?tempo perdido?. risos.

Esses investimentos da empresa subiram bastante seus custos fixos. Por conta disso, a empresa decidiu dar um passo atrás para enxugar o negócio e se adequar ao momento do mercado, focando na eficiência financeira.

2023 ??

Está sendo um ano de turnaround. A empresa passou por um layoff expressivo e, hoje, está com 8 pessoas ? número que já foi maior que 40. Uma mudança drástica, mas que fez sentido pelo momento do mercado.

O primeiro semestre foi para organizar a casa. O segundo, de retomada de expansão e preparo para uma série de lançamentos em 2024.

? Recebeu investimentos?

Somando a rodada Friends & Family e a entrada de investidores-anjo, através da Anjos do Brasil, no início de 2020, a Holistix captou R$ 8 milhões.

Recentemente, fez uma outra captação menor com a RG Nutri, gerida pela Heloisa Guarita ? nutricionista, investidora e referência no mercado de alimentação brasileiro.

? Quem está por trás desse negócio?

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(Foto: Holistix | the bizness)

A Holistix foi fundada por Nicole Vendramini e Nathalia Simões. Ao clicar, você vai para o LinkedIn delas.

? O que está por vir

Em meio à reestruturação que o negócio está vivendo, as expectativas são boas e este deve ser o ano do breakeven de EBITDA (operacional).

Para isso, a Holistix está olhando bastante para a expansão de canais. Apesar de ser uma marca nativa digital e ter a comunidade como sua essência, é importante entrar em outros canais, como no varejo, que é o trabalho que está sendo feito agora.

Para se preparar para crescer em 2024, a Holistix está de olho em sofisticar seu portfólio, oferecendo categorias com maior recorrência e maior diferencial, sempre olhando para a prevenção e rotina como solução, para ajudar as pessoas a terem rotinas ? e vidas ? mais saudáveis.

  • Em meio a esse cenário, o principal desafio que a empresa enfrenta hoje é justamente o fato de trabalhar com criação de hábitos. Mudar o comportamento das pessoas é muito difícil.

Não por acaso, as sócias acreditam na importância dos produtos serem bonitos, sexy e atraentes, para deixar as pessoas com vontade de usá-los, facilitando a formação do hábito.

Além disso, de tão importante que consideram essa tarefa, são as duas que fazem as pesquisas de mercado para entenderem quais os próximos itens a serem desenvolvidos.

Precisamos falar de comunidade ?

O que está por trás do sucesso da Holistix em formar sua comunidade é o fato de que as fundadoras da marca realmente acreditam no que fazem e vivem isso, desde que lançaram o primeiro produto ? pode ser clichê, mas é verdade e isso faz a diferença.

  • Além disso, ao longo do tempo, conseguiram construir uma narrativa ? e não apenas jogar o produto para alguma influenciadora falar a respeito.

Foram elas que produziram muitos conteúdos e explicaram os porquês da marca. Nessa mesma linha, a Holistix enxerga seus produtos como um símbolo de algo maior. É a inspiração para uma vida mais saudável.

Em outras palavras? Um raspador de língua não é apenas um raspador de língua. É um mini-hábito que puxa outros hábitos e faz a pessoa lembrar que fez um compromisso com ela mesma ? de ser mais saudável naquele dia.

Vender essa narrativa permite ter sucesso com produtos que talvez não venderiam tão bem por grandes empresas, e ainda ajuda as pessoas na criação de hábitos, e de um estilo de vida, mais saudáveis.

? Para aprofundar

Artigo na Forbes. Ressignificando a rotina saudável.

Matéria na Exame. A startup que repensa o bem-estar e captou R$ 8 milhões.

Podcast Jornada da Calma. Nicole e Nathalia falando sobre mini-hábitos e mudança de hábitos.

Episódio do Divã de CNPJ. Nicole falando sobre seus aprendizados em grande corporações até a criação da Holistix.

Podcast desNegocio. A melhor forma de empreender é resolvendo a sua própria dor ? com as duas fundadoras.

? Contato

Pare se juntar ao time de 8 pessoas que estão construindo a Holistix, envie um e-mail para vagas@holistix.com.br. Vai que você chama a atenção deles?

? E o meu bizness?

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