IMG-LOGO
Comunidade

Alerta: Concórdia tem paciente com suspeita de Chikungunya; preocupação também com a dengue

- 06/03/2025 11 Visualizações 11 Pessoas viram 0 Comentários

image 1Concórdia – O setor de saúde de Concórdia está em estado de alerta com a suspeita de um caso de Chikungunya. De acordo com a Regional de Saúde do Estado, trata-se de uma mulher que apresentou sintomas compatíveis com a doença e que já fez uma coleta de material, aguardando o resultado oficial do Laboratório Central.

Felipe Gimenez, responsável pelo setor de saúde, informou que a paciente está com quadro clínico estável, mas que recentemente passou para Xanxerê, onde a situação é preocupante devido ao aumento de casos.

Em Xanxerê, a situação se agravou a ponto de um paciente ter evoluído para óbito em decorrência da Chikungunya, aumentando as preocupações nas cidades vizinhas. Gimenez ressaltou que em Concórdia, o monitoramento do paciente segue rigorosamente, dado o risco potencial de transmissão da doença.

Além da Chikungunya, a dengue também preocupa as autoridades de saúde. No Alto Uruguai Catarinense, são oito cidades com casos confirmados da doença. Em Concórdia, foram registrados quatro casos confirmados, enquanto Seara contabilidade dois, e Itá e Lindóia do Sul, um caso cada. Além disso, há 32 casos suspeitos de dengue aguardando resultados de exames.

No total, Concórdia possui 14 pacientes com suspeita de dengue, seguidos por Itá com oito, Seara com seis, Lindóia do Sul com dois, Peritiba e Presidente Castelo Branco com um caso suspeito cada. Até o momento, foram identificados 118 focos do mosquito Aedes aegypti em Concórdia, ou seja, locais onde foram encontradas larvas do mosquito.

As autoridades de saúde estão intensificando as ações de combate ao mosquito e orientando a população sobre a importância da prevenção e do monitoramento dos sintomas.

Sintomas de Chicungunya

Os principais sintomas da chicungunya incluem:

  • Febre alta : Geralmente, a febre é abrupta e pode durar de 2 a 7 dias.
  • Dores articulares : Dores intensas e debilitantes nas articulações, muitas vezes simétricas, que podem persistir por semanas ou meses.
  • Dores musculares : Desconforto generalizado e dores nos músculos.
  • Dor de cabeça : Cefaleia intensa.
  • Erupção aparente : Manchas vermelhas que podem aparecer no corpo.
  • Fadiga : Sensação de cansaço e fraqueza.
  • Náuseas : Sensação de prazer ou desconforto abdominal.

É importante procurar atendimento médico ao apresentar esses sintomas, especialmente após viagens para áreas com registros da doença.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *