![]() Fundada em 1922 por Johanna Altenburg, uma viúva empreendedora que começou produzindo edredons à mão para sustentar a família, a Altenburg se transformou em uma das maiores indústrias têxteis do Brasil e líder na fabricação de travesseiros na América Latina. Agora, com mais de um século de história e sob comando da quarta geração da família, a empresa passa por uma importante etapa de evolução que tem como premissa elevar a participação do varejo na receita e ultrapassar R$ 1 bilhão de faturamento até 2027. Uma das premissas desse plano é a inauguração de 20 franquias neste ano. Esse será um dos primeiros grandes desafios de Tiago Altenburg, engenheiro têxtil que assumiu a presidência da companhia há pouco mais de um ano ao pegar o bastão do seu pai, Rui, que ficou por 54 anos à frente do negócio. Hoje, com 3 unidades inauguradas – em Londrina (PR), Maringá (PR) e Jaraguá do Sul (SC) – e mais 3 em obras, a empresa prospecta novos investidores interessados em manter as franquias no longo prazo. “Buscamos parceiros que topem traçar um plano sólido e consistente de crescimento nas próximas décadas ao deter mais do que uma unidade. A nossa ideia é somar 200 lojas com 40 franqueados. Trata-se de uma oportunidade oferecida por poucas empresas centenárias no Brasil”, diz o executivo. O investimento inicial para a abertura das lojas é de R$ 550 mil. Operação otimizadaA Altenburg fabrica e vende todos os seus produtos no Brasil, América do Sul e Europa, sendo os clientes de multimarcas os mais relevantes em termos de faturamento. Com foco na otimização da operação e expansão gradativa do varejo, a empresa passou por um processo de reestruturação nos últimos que contemplou mudança de times, ajustes na área comercial e implementação de dinâmicas de análise e inteligência de dados. “Criamos escritório de projetos, revisamos o portfólio, fortalecemos o contato com os clientes B2B, escalamos nossos showroons, e estamos reformulando todo nosso CRM B2B e plataforma de e-commerce”, diz Otávio Arruda, gerente de marcas da Altenburg. A última etapa desse processo aconteceu em 2022, em um momento batizado pela companhia como “go to Market”, com foco na expansão do varejo, que hoje responde por 14% do faturamento. Além de elevar o investimento em marketing, a companhia expandiu o mix de produtos, que hoje abarca cama, banho, vestimentas e artigos de decoração. Um dos focos foi para alimentar as linhas voltadas para o público de alta renda, com a marca Altenburg Haus, que reúne itens em algodão egípcio, linho e seda que triplicou de tamanho no último ano. “Considerando todas as nossas marcas, lançamos, em média, 20 coleções por ano, que incluem iniciativas sustentáveis como a linha Pakova, criada com fibra de bananeira e algodão reciclado, além de toda tecnologia implantada nas demais linhas e principalmente nos travesseiros que tem mais de 5 lançamentos novos no ano”, diz Arruda. Foco em franquiasCom a operação aprimorada e uma robusta infraestrutura – que inclui fábricas no Sul, Sudeste e Nordeste, além de centros de distribuição estratégicos – a companhia coloca o plano de expansão via franquias como prioridade. Ao finalizar o piloto do projeto no ano passado, os executivos validaram, a partir da operação das 3 primeiras unidades, resultados de performance e o modelo de negócio com investidores. O objetivo, agora, é imprimir velocidade nas iniciativas ao longo de 2025. “Após um apurado estudo geográfico, acordamos focar essa primeira fase de expansão no eixo Santa Catarina-São Paulo”, diz Fabricio Juvencio, gerente nacional Varejo, E-commerce e Marketing. Em um segundo momento, a empresa avalia a inauguração de novas unidades em Brasília (DF), Belo Horizonte (MG) , Goiânia (GO), Cuiabá e outras cidades de Mato Grosso. “Um dos quesitos de maior atenção nesse processo de expansão é a escolha assertiva da localização das unidades. Damos prioridade para shoppings, mas também buscamos pontos de rua bem situados. Afinal, temos uma cultura alemã de excelência, e não queremos dar chance para pontos duvidosos”, afirma Juvencio. |
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