Amazon é processada por induzir clientes a assinarem o Prime
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22/06/2023
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Sabe quando você tenta cancelar um serviço de telefonia e a operadora vai te transferindo de central em central até você desistir? Ao que parece, a Amazon Prime está usando uma tática parecida.
A big tech foi processada por inscrever clientes em seu serviço de streaming sem autorização e ainda dificultar o cancelamento das assinaturas.
Segundo a Comissão Federal de Comércio dos EUA, a Amazon teria usado ?designs de interface manipulativos ou enganosos? para induzir os consumidores a se inscreverem em assinaturas do Prime de renovação automática.
Chamados de ?padrões obscuros?, a FTC fez referência a uma tática de design que, discretamente, consegue convencer um usuário a realizar uma ação específica.
Quanto ao processo de cancelamento que levava mais de 6 cliques, é só pensar no exemplo da operadora que falamos no início da matéria. Ah, se você nunca passou por isso, esse vídeo exemplifica bem.
Bottom-line: Indo além do caso da Amazon, em março, a FTC propôs que as empresas tornassem o cancelamento de uma assinatura tão fácil quanto a sua inscrição. Será que a moda chega no Brasil?