Ao longo de mais de duas horas, os executivos da Americanas (AMER3) apresentaram e detalharam o plano de recuperação judicial da companhia, das fraudes descobertas e traçaram os planos da companhia para os próximos anos. Após praticamente um ano de espera, a empresa informou os números do balanço de 2021 e 2022, nesta quinta-feira (16), deixando, para o final deste ano, os números de 2023, equivalentes aos nove primeiros meses. Um dos passos para o atingimento das metas financeiras (guidaces) até 2025, conforme divulgado mais cedo, parte da premissa, por parte da diretoria, de que o plano de recuperação judicial será aprovado em 2023 e homologado no início de 2024. Segundo a diretora financeira da Americanas (AMER3), Camille Faria, a expectativa é por um aporte de R$ 24 bilhões na companhia, vindo dos acionistas e da renegociação com credores. “A empresa espera conseguir, com esse valor (R$ 24 bilhões), virar o patrimônio líquido, para o positivo”, disse ela, durante teleconferência com analistas e investidores. Segundo a executiva, os credores com dívidas de até R$ 12 mil poderão receber – no contexto da homologação da RJ – os valores de forma integral, em parcela única. Caso contrário, a empresa prevê eles ingressando na oferta geral, com desconto de 80% e pagamento em 20 anos, com valores atualizados pela TR. Assim, os credores que aceitarem as condições terão seus créditos recomprados em um leilão reverso, com desconto de 70%. “A Americanas trabalha com a premissa de ter quase R$ 5 bilhões em descontos de dívida”, acrescentou ela. Americanas (AMER3): venda de ativosAinda na apresentação, o presidente da companhia, Leonardo Coelho, disse que a companhia não pretende se desfazer das redes Uni.co e Natural da Terra a “qualquer preço”. Segundo ele, as duas controladas não entrarão em “liquidação”. “Se acharmos preço certo, vamos estudar, caso contrário, elas usufruem de todo pacote de transformação da Americanas”. Em relação a Ame, Coelho reforçou que a companhia não pretende se desfazer desta operação. Isso porque, segundo ele, faz parte do ecossistema de conexão entre as lojas físicas e as operações online. Enquanto isso, o executivo ressaltou que a companhia estuda como e quando buscará os devidos ressarcimentos pelos prejuízos causados pela fraude. |
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