IMG-LOGO
Economia

Anac publica critérios para ‘carros voadores’ da Embraer poderem operar

- 02/11/2024 4 Visualizações 4 Pessoas viram 0 Comentários
image 1

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) publicou nesta sexta-feira (1º) portaria com os critérios de aeronavegabilidade do eVTOL (veículo elétrico de decolagem e pouso vertical) o ‘carro voador’ da Eve, empresa controlada a Embraer, que deve ser fabricado em Taubaté.

O documento traz a base regulatória que será observada para a certificação do modelo em curso na agência.

Nele estão previstos os critérios que a aeronave precisa cumprir, quanto à sua estrutura, sistemas de controle, propulsão e bateria, por exemplo. Essas informações são determinantes para assegurar a segurança do voo.

A publicação dos critérios de aeronavegabilidade é um passo importante para o processo de certificação da aeronave, já que se trata de um equipamento totalmente novo no setor aéreo e não há regulamento que possa ser prontamente utilizado como base de certificação.

Conforme o arcabouço legal, a Anac pode emitir critérios de certificação de produtos aplicáveis a casos especiais de aeronaves utilizando partes dos regulamentos já existentes e que sejam considerados apropriados para a aeronave e aplicáveis ao projeto de tipo em questão, e ainda acrescentar outros critérios considerados necessários para prover segurança equivalente aos regulamentos existentes.

Por se tratar de uma nova tecnologia, a Anac abriu em dezembro de 2023 uma consulta setorial para que empresas, autoridades certificadoras e a sociedade pudessem contribuir com o documento, a fim de alinhar práticas já adotadas internacionalmente e para que o produto brasileiro possa competir de forma justa no mercado internacional. Ao todo foram apresentadas 297 contribuições ao texto, o que robustece o processo de certificação da agência.

Próximos passos

Finalizada a fase de definição da base de certificação, tem continuidade a fase de aprovação dos planos de certificação e demonstração de cumprimento com os requisitos por parte da EVE. Na sequência, virá a fase de verificação de cumprimento, para enfim ser emitida a certificação.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *