Eleições 2024
Acompanhe em tempo real as últimas notícias das eleições municipais de 2024:
8h53
Última pesquisa Datafolha em São Paulo aponta Nunes com 57% dos votos válidos e Boulos, 43%A pesquisa divulgada pelo Datafolha, neste sábado (26), relativa ao 2º turno das eleições municipais na capital paulista, mostra o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), à frente do deputado Guilherme Boulos (PSOL) na disputa pelo comando do maior colégio eleitoral do País. Na pesquisa anterior, Nunes aparecia com 58% dos votos válidos e Boulos com 42%.
8h39
Pesquisa Quaest em Ribeirão Preto: Ricardo Silva tem 57% dos votos válidos; Marco Aurélio, 43%O candidato Ricardo Silva (PSD) chega ao segundo turno da eleição à prefeitura de Ribeirão Preto com vantagem sobre o seu adversário, Marco Aurélio (Novo), Segundo pesquisa Quaest divulgada neste sábado, 26, Silva tem 57% dos votos válidos, enquanto Aurélio marca 43%.
8h37
Cármem Lúcia agradece de “forma muito especial” juízes, mesários e imprensa pela colaboração no processo eleitoralPresidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) votou logo cedo, assim que abriu sua seção, em Belo Horizonte (MG). Após votar, realizou coletiva de imprensa. “Como nós sempre dizemos, sem um judiciário independente e uma imprensa livre, a democracia não acontece. E a gente quer que, no Brasil, ela aconteça sempre”, disse.
8h29
Neste segundo turno, quase 34 milhões de eleitores poderão votar na escolha de prefeitos em 15 capitais e outras 36 cidades do país
8h26
Em Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Manaus (AM) e Porto Velho (RO), o horário de votação é de 7h às 16hNas outras cidades em que ocorre segundo turno, a votação é de 8h às 17h e segue o horário de Brasília.
8h22
Cármen Lúcia vota em Belo HorizonteA presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) votou na capital mineira para prefeito em segundo turno. A ministra estava na fila antes das 8h, horário previsto para início da votação.
8h20
Cármen Lúcia diz que voto é gesto maior da democraciaEm pronunciamento na noite de sábado (26), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmou que o voto é o gesto maior da vida democrática e um poderoso instrumento de transformação social. “Quem não votou no primeiro turno não só pode, como deve ir às urnas neste domingo, se houver segundo turno em sua cidade”, lembrou. “Ao votar, você faz uma escolha pelo seu futuro e pelo futuro das pessoas que você ama. Participe! Ajude a fazer a sua cidade melhor. Seu gesto faz o Brasil”, acrescentou Cármen Lúcia.
8h12
4 partidos disputam a hegemonia nas principais cidadesBatalha nas capitais. As eleições municipais de 2024 têm uma disputa de hegemonia entre siglas de “centro” e de direita pelo controle de prefeituras estratégicas nos 26 estados. Destaques no primeiro turno, PL, União Brasil, MDB e PSD agora tentam ampliar a participação conquistada nos grandes municípios − o chamado G-103, grupo das cidades com mais de 200 mil eleitores.
8h10
As urnas já estão abertas em 51 cidades neste domingo (27) e a votação irá até às 17h (horário de Brasília)
8h08
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral vota em Belo Horizonte (MG)Carmém Lúcia compareceu logo na abertura da seção eleitoral onde vota, na capital mineira.
8h05
Federações decepcionam nas eleições de 2024Federações partidárias tiveram sua estreia em eleições municipais no pleito de 2024, mas o desempenho das siglas envolvidas nesses agrupamentos tem deixado a desejar. Com apenas 51 prefeituras em disputa no segundo turno, já há clareza de que as legendas que integram as 3 federações em atuação no País não conseguiram recuperar o número de eleitos em 2016 ou 2012. Um levantamento feito pelo InfoMoney com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que apenas o Partido dos Trabalhadores (PT) terminará o pleito de 2024 com mais prefeitos eleitos do que em 2020, saindo de 182 para algo entre 248 ou 261, dependendo dos resultados neste domingo (27).
8h05
Começou a votação nas 51 cidades em que ocorre segundo turno das eleições
8h04
Prefeito de Taboão da Serra baleado no ombro recebe alta de hospitalO prefeito de Taboão da Serra e candidato à reeleição, José Aprígio (Podemos), recebeu alta do hospital neste sábado (26) Aprígio sofreu um atentado no dia 18 de outubro e foi baleado no ombro. Ele ficou sob cuidados médicos no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, desde então. Aprígio foi atingido na BR-116, enquanto ia para um almoço na avenida Marechal Castelo Branco depois de realizar compromissos de campanha.
8h00
“Centrão” vai governar para mais de 60% dos brasileirosSó com os resultados do primeiro turno, PSD, PL, MDB, União Brasil, Progressistas e Republicanos acumularam juntos 3.987 prefeituras (de um total de 5.518 municípios que já escolheram seus representantes três semanas atrás). As legendas também somaram com isso um contingente de 121.283.546 brasileiros governados — grupo que corresponde a 57% da população do País, considerando dados do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE). Dependendo dos resultados do segundo turno, este número terminará o pleito entre 133.731.530, ou 63% da população (considerando as 17 localidades em que dois partidos do “centrão” disputam o comando do Poder Executivo em nível local), e 153.513.803 (caso vençam todas as disputas com outras legendas), ou 72% da população.
7h53
Como consultar o número do meu candidato?O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza três sites para consultar as candidaturas.
7h44
O que devo levar para votar e o que é proibido na seção eleitoral?É obrigatório ter documento oficial com foto; uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas com símbolos ou números de candidatos é permitido.
7h39
Quem não votou no 1º turno pode ir às urnas agora?Eleitores que não votaram no primeiro turno não apenas podem, mas devem participar do segundo turno do pleito nos municípios em que houver disputa. A Justiça Eleitoral considera cada turno de votação uma eleição independente para efeito de comparecimento da eleitora ou do eleitor à urna eletrônica. Ou seja, quem não comparecer, deve justificar a ausência novamente.
7h26
Voto obrigatórioO voto é obrigatório no Brasil para quem tem 18 anos ou mais e facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e as pessoas de 16 e 17 anos. E assim como no primeiro turno, não há possibilidade de voto em trânsito. Ou seja, o eleitor que não estiver em seu domicílio eleitoral, não poderá participar do pleito de sua cidade neste segundo turno (se houver).
7h13
Votação unificadaAssim como ocorreu no primeiro turno, três semanas atrás, o horário de votação será unificado em todo o Brasil. Com isso, todas as seções eleitorais funcionarão das 8h às 17h do horário de Brasília (ou seja, cidades em fusos diferentes devem se adequar ao horário da capital federal). Veja aqui as localidades com fuso diferente do restante do país.
7h04
11 das 26 capitais já escolheram seus prefeitosEleitores de 15 capitais deverão voltar às urnas neste domingo para escolher seus candidatos. A forte tendência ao continuísmo observada no primeiro turno das eleições municipais pode se repetir em diversas cidades hoje. Dos 6 prefeitos que tentam a reeleição nas capitais, ao menos 4 aparecem como favoritos nas pesquisas: Ricardo Nunes (MDB), em São Paulo (SP); Fuad Noman (PSD), em Belo Horizonte (MG); Cícero Lucena (PP), em João Pessoa (PB); e Sebastião Melo (MDB), em Porto Alegre (RS).
6h57
Cargos em disputa neste segundo turno33.998.311 eleitores deverão retornar às urnas neste domingo (27) para votar em segundo turno para a chapa de prefeito e vice-prefeito em 51 das 103 cidades que poderiam ter nova rodada de votação. Em 5.518 municípios, o pleito já foi definido em primeiro turno.
6h49
Cobertura ao vivo do InfoMoneyBom dia! Começa agora a cobertura especial do InfoMoney para o segundo turno das Eleições 2024. Acompanhe, ao vivo, os destaques da votação na disputa pelas prefeituras pelo Brasil. |
Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *