IMG-LOGO
Judiciário

Ao Vivo: Eleições 2024

- 06/10/2024 5 Visualizações 5 Pessoas viram 0 Comentários
image 1

Eleições 2024

  • Mais de 155 milhões de brasileiros poderão ir às urnas neste domingo (6), das 8h às 17h (horário de Brasília), para escolher a chapa de prefeito e vice-prefeito que comandarão suas cidades pelos próximos 4 anos.
  • Também estão em disputa os cargos de vereador nas Câmaras Municipais espalhadas pelo País.
  • Ao todo, 463.389 candidaturas foram protocoladas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para os cargos em disputa nas 5.569 cidades brasileiras.
  • Em 103 delas (que têm mais de 200 mil habitantes), poderá haver disputa em segundo turno para o Poder Executivo, caso nenhum candidato alcance a maioria absoluta dos votos hoje (50% dos votos válidos +1).

Acompanhe em tempo real as últimas notícias das eleições municipais de 2024:

update 8h57

Quem são os candidatos a prefeito do Rio de Janeiro nas eleições 2024?

9 candidaturas foram aprovadas nas convenções partidárias.
update 8h50

Quem são os candidatos a prefeito de São Paulo nas eleições 2024?

As convenções partidárias – período em que os partidos anunciam seus candidatos – ocorreram até o dia 5 de agosto.

update 8h43

Ministra Cármen Lúcia vota em Belo Horizonte

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pediu um dia de votação “sem hostilidades” e afirmou esperar que jornalistas sejam respeitados. ” Belo Horizonte terá os representantes que o povo escolher”, disse após votar.

update 8h40

Quem são os candidatos às prefeituras nas 26 capitais?

Os partidos já realizaram suas convenções e bateram o martelo sobre candidatos e alianças em cada pleito; veja lista dos postulantes para as prefeituras e as respectivas coligações.

update 8h27

A partir de qual idade o voto não é mais obrigatório?

No Brasil, o voto e o alistamento eleitoral são obrigatórios para quem tem 18 anos ou mais e facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e as pessoas de 16 e 17 anos.

update 8h20

Como votar branco ou nulo?

No Brasil, o voto é obrigatório para quem tem idade entre 18 e 70 anos, mas é possível não escolher nenhum candidato.

update 8h11

Como saber se meu título está regular?

Consulta pode ser feita no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por meio do nome do eleitor ou da eleitora, do número do CPF ou do título eleitoral.

update 8h03

Como consultar o local de votação?

Informação pode ser verificada no site do TSE através do nome do eleitor ou eleitora ou número do título eleitoral.

update 8h01

Urnas estão abertas em todo o país

Mais de 155 milhões de brasileiros já podem ir às urnas para escolher a chapa de prefeito e vice-prefeito que comandarão suas cidades pelos próximos 4 anos. Também estão em disputa os cargos de vereador nas Câmaras Municipais espalhadas pelo País. Os colégios eleitorais encerram a votação às 17h (horário de Brasília).

update 7h55

Como consultar o número do meu candidato?

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza três sites para consultar as candidaturas.

update 7h50

O que devo levar para votar e o que é proibido na seção eleitoral?

É obrigatório ter documento oficial com foto; uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas com símbolos ou números de candidatos é permitido.

update 7h48

Quaest em BH: Engler chega a 30% e ultrapassa Fuad (25%) e Tramonte (20%)

Na disputa pela prefeitura de Belo Horizonte (MG), Bruno Engler (PL), registraou 30% dos votos válidos e ultrapassou Fuad Noman (PSD), com 25%, e Mauro Tramonte (Republicanos), com 20%, mostra a pesquisa da Quaest. Em comparação ao levantamento anterior, Engler e Fuad avançaram 9 e 5 pontos percentuais, respectivamente. Já Tramonte caiu 7 pontos, passando de 27% para os atuais 20%. Em quarto lugar, aparece a deputada federal Duda Salabert (PDT), com 8% das intenções de voto, empatada com Gabriel Azevedo (MDB).

update 7h45

O que acontece se eu não votar?

O que conta para o resultado das eleições são os votos válidos, mas há casos em que a Justiça Eleitoral pode convocar novo pleito.

update 7h44

Quaest no Rio: Paes sobe para 61% e segue na liderança; Ramagem vai a 29%

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), deve se reeleger para seu quarto mandato neste domingo, aponta pesquisa da Quaest, divulgada no início da noite deste sábado (5). Paes avançou 8 pontos percentuais, passando de 53% para 61% dos votos válidos. O atual prefeito continua com uma vantagem confortável sobre o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), que também cresceu significativamente, subindo de 20% para 29% da preferência do eleitorado em relação ao último levantamento do instituto.

update 7h42

Quaest em SP: Boulos tem 29%, Nunes, 28%, e Marçal, 27% dos votos válidos

A pesquisa Quaest para a cidade de São Paulo, divulgada neste sábado (5), mostra Guilherme Boulos (PSOL) com 29% dos votos válidos, Ricardo Nunes com 28% e Pablo Marçal com 27% dos votos válidos. No segundo pelotão, Tabata Amaral (PSB) tem 10% dos votos, e Datena (PSDB), 4%, e Marina Helena, 2%.

update 7h40

Qual é a diferença entre voto em branco e nulo?

Constituição Federal brasileira diz que o candidato eleito é aquele que obtiver a maioria dos votos válidos, excluídos os em branco e os nulos.

update 7h35

Quais são as datas de votação no primeiro e segundo turnos?

Neste ano, o primeiro turno acontece em 6 de outubro; já o segundo turno cai no dia 27 de outubro.

update 7h30

Eleições 2024: confira as principais datas, da campanha à posse dos prefeitos

Primeiro turno das disputas municipais será em 6 de outubro e eventual segundo turno, no dia 27.

update 7h25

Onde encontrar os programas de governo e os números dos candidatos?

O caminho mais rápido e fácil para encontrar as informações de candidatos é por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral, na plataforma Divulgacand. Lá estão consolidadas as principais informações sobre os postulantes à prefeitura e às Câmaras Municipais. Saiba mais clicando aqui e aqui.

update 7h20

É possível votar nas eleições de 2024 morando no exterior?

Pela legislação, brasileiros que vivem em outro país são obrigados a votar somente em eleições gerais.

update 7h15

Voto obrigatório

O voto é obrigatório no Brasil para quem tem 18 anos ou mais e facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e as pessoas de 16 e 17 anos. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 5,5 milhões de pessoas declararam ser analfabetas quando fizeram o cadastro eleitoral ou realizaram atualizações. Cerca de 10 milhões de eleitoras e eleitores têm de 70 a 79 anos. Aproximadamente 4,8 milhões já passaram dos 79 anos. Entre eles, 203 mil têm mais de 100 anos. Já a faixa mais jovem (16 e 17 anos) compreende 1,8 milhão de votantes. Saiba mais clicando aqui.

update 7h10

Votação unificada

Assim como ocorreu nas eleições de 2022, neste ano o horário de votação será unificado em todo o Brasil. Com isso, todas as seções eleitorais funcionarão das 8h às 17h do horário de Brasília (ou seja, cidades em fusos diferentes devem se adequar ao horário da capital federal). Veja aqui os estados e municípios com fuso diferente do restante do país.

update 7h05

Quais são os cargos para votar nas eleições 2024?

As eleições deste ano terão 3 cargos em disputa: prefeito, vice-prefeito e vereador. Os dois primeiros são definidos por voto conjunto, em chapas, em eleição majoritária. Já o vereador é eleito em pleito proporcional. O primeiro turno ocorre neste domingo (6) e o segundo turno, se houver, será no dia 27.

update 7h00

Cobertura ao vivo do InfoMoney

Bom dia! Começa agora a cobertura especial do InfoMoney para o primeiro turno das Eleições 2024. Acompanhe, ao vivo, os destaques da votação na disputa pelas prefeituras pelo Brasil.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *