IMG-LOGO
Geral

Arquiteto de bolso vê potencial de mudar a vida de 1 bilhão de pessoas

- 09/01/2024 8 Visualizações 7 Pessoas viram 0 Comentários
image 1

Foi uma visita à rua 25 de Março, um dos maiores centros de varejo populares de São Paulo, que inspirou a arquiteta Márcia Monteiro a colocar em prática o desejo de democratizar o serviço de arquitetura no país. O ano era 2016, e uma das tendências de modelos de negócio, à época, eram os Food Trucks. “Por que não lançamos o Decor Truck?”, propôs ao então parceiro de trabalho, Daniel Alves.

O negócio nasceu em um trailer de 10 metros quadrados. A demanda potencial sempre foi grande, uma vez que menos de 10% das reformas no Brasil contam com apoio profissional. Enquanto testavam o modelo de negócio na rua, os sócios perceberam que poderiam fazer, a quatro mãos, um projeto em menos de um dia. “Validamos esse modelo, que funcionava melhor do que a abordagem tradicional”, diz Marcia Monteiro, CEO e co-fundadora da Upik. 

O Design Truck foi pivotado em 2017 e deu origem à startup Upik, que desenvolveu a Arquiteto de Bolso. A plataforma conecta arquitetos e clientes com a proposta de entregar o projeto de um ambiente em apenas duas horas. O processo conta com metodologia própria e acontece totalmente online.

“Já transformamos 60 mil ambientes em 12 países. Estamos conquistando cada vez mais clientes e atraindo alguns dos investidores mais renomados do setor”, diz Daniel Daniel Alves, COO e co-fundador da Upik durante o Zero ao Top, podcast da InfoMoney patrocinado pela XP Empresas.

O bate-papo completo com os sócios pode ser conferido aqui.

De Food Truck à startup

Ao oferecer consultoria de arquitetura por hora, a um preço acessível, o Decor Truck se mostrou um modelo de negócio viável, mas que impunha o desafio escala. Para fazer o serviço chegar a mais pessoas, os sócios tinham a opção de montar uma rede de franquias ou algo que tivesse potencial de transformar o mercado.

Com a ajuda de um grupo de mentores, o negócio foi aperfeiçoado e deu origem à startup Upik, dona da plataforma Arquiteto de Bolso, que combina tecnologia e psicologia para entregar projetos de acordo com as preferências dos proprietários. “Está provado cientificamente que habitar um ambiente planejado eleva a qualidade de vida. Nosso negócio tem potencial de mudar a vida de 1 bilhão de pessoas”, diz Alves.

Projetos em duas horas

A Arquiteto de Bolso conecta arquitetos e design de interiores aos clientes. A metodologia própria é capaz de identificar os desejos das pessoas ou famílias e promover os projetos por meio de uma dinâmica simples: o cliente manda fotos e medidas do ambiente que pretende reformar. Apoiado na metodologia própria, os profissionais entendem a demanda e desenham um projeto, que é apresentado ao cliente em uma simulação de 360 graus.

A consulta também oferece uma lista com a indicação de produtos de decoração conforme o orçamento de cada pessoa. “A proposta é que as famílias economizem tempo e dinheiro. Agora também estamos trazendo soluções de crédito e outras opções de serviço para que toda a jornada da reforma seja atendida”, diz Daniel.

O negócio já ganhou mais de oito prêmios, e está na seleta lista das 100 Startups to Watch 2023, iniciativa da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios que destaca os negócios mais promissores do ecossistema de inovação do Brasil.

Arquiteto de Bolso Match

De olho no mercado global de decoração – que movimenta cerca de US$ 700 bilhões, e pode chegar a US$ 1 trilhão de dólares até 2030, de acordo com Alves – os sócios reuniram a tecnologia desenvolvida pela Upik em uma nova ferramenta batizada de Arquiteto do Bolso Match.

Com interface intuitiva e metodologia própria, que inclui o uso da inteligência artificial, o cliente é convidado a apontar os itens de decoração que mais lhe agradam. A partir desses dados, a ferramenta cria imagens generativas que funcionam como inspiração para futuras reformas. “Ajudamos a pessoa a entender mais os próprios gostos, e entregamos essas listas de preferência organizadas gratuitamente”, diz Marcia.

Parceria com a XP

A Upik conta com a XP Empresas para montar e aprimorar a sua política de investimentos. Dessa maneira, a startup otimiza o fluxo de caixa, tem orientação de profissionais no momento de tomar decisões financeiras, e acessa um novo hub de negócios.

“A XP democratizou o acesso a investimentos e promove educação. Nós estamos democratizando o acesso aos serviços de arquitetura e também promovemos iniciativas educacionais. Temos muitas afinidades e estamos felizes com a parceria. Contamos com a XP para melhorar a nossa inteligência financeira, e também para elevar a nossa capilaridade. O nosso objetivo é alcançar cada vez mais lugares dentro do Brasil”, diz Alves.

A Upik foi convidada para a edição do Zero ao Topo, podcast da InfoMoney. A íntegra do bate-papo pode ser conferida aqui.

O programa também está disponível nas plataformas de áudio ApplePodcasts, Spotify, Deezer, Spreaker, Google Podcast, Castbox e Amazon Music.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *