IMG-LOGO
Geral

As cinco ações que pagam dividendos mais indicadas para investir em setembro

- 04/09/2025 5 Visualizações 5 Pessoas viram 0 Comentários
image 1

Quem investiu nas ações que compõem o IDIV (Índice de Dividendos da B3) entre janeiro e agosto deste ano acumulou retorno de 16,27%. Para continuar com rentabilidade acima da renda fixa nas ações de dividendos, é importante acompanhar as expectativas para as principais distribuidoras de proventos da Bolsa e, se necessário, fazer ajustes na carteira, como as corretoras fizeram neste início de setembro. 

Compilado do InfoMoney com as carteiras de dividendos das principais corretoras do País mostra rotação relevante na lista das ações mais indicadas para setembro. A mudança mais relevante na comparação com o ranking de agosto é a saída do Itaú (ITUB4), que há meses figurava entre as ações mais recomendadas. 

Ainda deixaram o ranking das cinco ações de dividendos mais indicadas Vale (VALE3), Vivo (VIVT3) e Cemig (CMIG3). A Petrobras (PETR4) segue líder da lista que agora tem o papel da Copasa (CSMG3). 

Confira as ações de dividendos mais recomendadas para investir em setembro e o dividend yield (DY, retorno com dividendos) nos últimos 12 meses até o fim de agosto:

EmpresaNº de recomendaçõesDY em 12 meses
Petrobras (PETR4)616,71%
Copasa (CSMG3)47,59%
Caixa Seguridade (CXSE3)410,10%
Direcional (DIRR3)413,42%
Copel (CPLE6)48,09%
Fontes: BTG, Terra Investimentos, BB Investimentos, XP, Genial, Santander, Planner, Itaú BBA, Ativa Investimentos e Economatica
Data-base: 29/08/2025

Petrobras (PETR4)

O BTG Pactual diz que o sentimento em relação ao setor de commodities segue negativo e a percepção sobre a Petrobras se deteriorou, mas, mesmo assim, o banco segue identificando “assimetria favorável” no papel. O banco espera produção subindo para o limite superior do guidance em 2025 e redução das despesas de capital em 2026 com a possibilidade de um brent mais caro à frente. “Combinado a uma base operacional estável, isso sustenta um fluxo de caixa livre atrativo, com dividendos ordinários oferecendo um rendimento anual de entre 10-11%”. 

Copasa (CSMG3)

A inclusão da companhia na carteira Top Dividendos XP em setembro é justificada por estrategistas pela visão “construtiva” em relação ao processo de privatização da empresa. “Acreditamos que, à medida que o processo evolua, o mercado poderá passar a precificar a Copasa mais próxima dos múltiplos de empresas já privatizadas, que apresentam maior eficiência operacional e rentabilidade superior”, diz relatório da XP.

Caixa Seguridade (CXSE3)

Os resultados da companhia “permanecem robustos”, segundo a Terra Investimentos, que vê a ação oferecendo “retornos recorrentes atrativos”. Segundo o time de analistas da corretora, o papel ainda tem potencial de valorização e é indicado para “investidores que buscam rendimento consistente e upside”. 

Direcional (DIRR3)

A construtora “navegou muito bem os últimos anos”, evitando “estouros de custos enfrentados por outros players”, avalia o BTG Pactual. “Embora o valuation não seja mais uma barganha, mantemos nossa recomendação de compra para a Direcional devido ao forte momento dos resultados e aos dividendos atraentes”, escrevem os analistas do banco. 

Copel (CPLE6)

Com uma nova política de dividendos e “ótima” estrutura de capital, a distribuição adicional de proventos é um dos fatores que faz o Santander recomendar a ação. Para o banco, a Copel é uma “combinação atraente” de valuation razoável e perfil de baixo risco.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *