Explicando melhor? A Renault, BMW e Volskwagen estão olhando cada vez mais para o business de captar depósitos e poupanças de seus clientes para facilitar a venda de veículos.
Explicando AINDA melhor? Imagine que você está indo comprar um carro zero. Muito provavelmente você não tem todo aquele dinheiro de uma vez. Por isso, tradicionalmente, existem os financiamentos ? pagamento a longo prazo com um acréscimo m de juros.
Agora, pense que as atuais taxas de juros elevadas ? as mais altas em 22 anos na Europa ? tornam o financiamento mais caro, fazendo você pensar duas vezes antes de tomar a decisão da compra.
Com isso, virar um banco é uma maneira mais barata para as montadoras poderem financiar os empréstimos de veículos e evitar que suas vendas sejam muito afetadas pela desaceleração do mercado.
Em números, quase 50% do programa de empréstimos de carros da Renault foi financiado por meio de depósitos de clientes ? pessoas que colocam dinheiro no banco da montadora ? no ano passado.
Não que seja totalmente novidade: Em 2018, essa representação já era de 35%, sendo que a francesa já trabalha com esse modelo desde 2012.
Enquanto isso, a Volks já tem um negócio bancário há mais de 30 anos. Mas as altas taxas de juros deram mais foco a ele, que conquistou 160 mil novas em 2022 ? com um total de quase ? 8 bilhões depositados.