Ata do Copom, IPCA-15, Caged e PNAD; PIB e inflação nos EUA: o que olhar na semana
-
22/09/2024
15 Visualizações
15 Pessoas viram
0 Comentários
Após uma semana dividida entre aguardar as decisões do Federal Reserve e do Banco Central sobre as taxa básicas de juros e acompanhar as reações do mercado, os próximos dias serão marcados por muitos indicadores. Tanto aqui no Brasil quanto nos EUA, a semana será cheia de divulgações.
Logo no início da semana, o assunto continua sendo juros, com a divulgação do Relatório Focus, que deve trazer as expectativas do mercado após a decisão de alta do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC. Na segunda-feira, também acontecerá coletiva de imprensa com representares do Tesouro, da Receita e da SOF (Secretaria de Orçamento Federal) para tratar do relatório fiscal bimestral de setembro.
No dia seguinte, serão conhecidos mais elementos do anúncio que elevou a Selic em 0,25 pontos-base, com a apresentação da Ata do Copom.
Na quarta-feira, é a vez do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentar o Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerada prévia oficial da inflação no país. A expectativa é de alta de 0,27% na comparação mensal. No mesmo dia, o Banco Central realiza uma série de divulgações sobre os investimentos diretos no país (IDP), que devem ficar em US$ 8 bilhões, de acordo com o Bradesco, e sobre as transações correntes, projetadas negativas em US$ 6,5 bilhões.
No dia seguinte, o Relatório Trimestral de Inflação do Banco Central deve movimentar o mercado por oferecer elementos sobre a visão da autarquia. Outro elemento de preocupação do BC deve ser apresentado na quinta: dados do mercado de trabalho, na pesquisa do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). As informações sobre o tema serão complementadas no dia seguinte, com a apresentação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua.
PIB, discurso de Jerome Powell e PCE nos EUA, PMI da Zona do Euro
A semana será marcada também por inúmeras divulgações nos EUA e na Zona do Euro. Logo na segunda-feira, o destaque fica para S&P Global: Índice PMI composto (set) – preliminar divulgado na Zona do Euro, Reino Unido, Alemanha e nos EUA.
No dia seguinte, os dados de Confiança no Consumidor serão apresentados nos EUA. Já na quarta-feira, serão conhecidos os dados do Produto Interno Bruto (PIB) tanto no segundo trimestre quanto anualizado nos EUA. A estimativa do consenso LSEG é de alta de 2,9% na comparação trimestral. No mesmo dia, Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, discursará às 10h20 e deve trazer mais indicações sobre os próximos passos na taxa de juros do país.
Por fim, a sexta-feira será marcada por dados de inflação do Índice de Preços para Despesas com Consumo Pessoal ou, Deflator do PCE, como é mais conhecido. Serão apresentados os dados de gastos pessoais e de rendimentos pessoais.