Ataque em ponte na Crimeia e mais atualizações da guerra
-
18/07/2023
23 Visualizações
23 Pessoas viram
0 Comentários
Em mais um sinal de que o conflito é mesmo inimigo do fim, a Ucrânia atacou pela segunda vez a ponte que liga o território russo à Península da Crimeia, anexada pelo Kremlin em 2014.
Além de simbólica, a estrutura é estratégica, sendo crucial para o transporte de equipamentos militares russos a suas tropas na Ucrânia.
Na TV, Putin disse que os ucranianos cometeram um ?ato terrorista? e que a resposta militar ao ataque estava sendo elaborada. Do outro lado, o ministro de Transformação Digital da Ucrânia admitiu o uso de novos drones para derrubar a estrutura.
Ataque à vista? ?
Depois desse momento particularmente agitado para o conflito, Kiev afirmou que a Rússia está preparando o que pode ser o maior ataque desde as primeiras semanas da guerra.
A declaração foi feita pela porta-voz das Forças Armadas ucranianas, que relatou que mais de 100 mil soldados estão concentrados no leste do país, com cerca de 900 tanques e 555 sistemas de artilharia.
Sobrou até para a agricultura ?
Completando a turbulência, no mesmo dia, a Rússia suspendeu sua participação no acordo de exportações de grãos do Mar Negro, que permitia que os grãos ucranianos bloqueados pela guerra fossem exportados com segurança.
Também no dia de ontem, Lula disse que a guerra na Ucrânia é uma confirmação de que o Conselho de Segurança da ONU não atende aos desafios atuais de paz e segurança.
Desde que tomou posse, o presidente tem se colocado como um possível mediador para o conflito, defendendo a resolução por vias diplomáticas e criticando o Ocidente por fornecer armas pra Ucrânia.