 Áudios obtidos pela TV Globo mostram a comunicação tranquila entre a tripulação de um avião King Air Beechcraft E90 e a torre de controle durante a identificação de um problema no trem de pouso. A aeronave, que partiu de Goiás com destino a São Paulo, precisou alterar a rota para pousar em segurança no Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro, em Jundiaí, interior paulista, na noite de quinta-feira (29). O problema no sensor do trem de pouso foi detectado por volta das 19h45, quando a piloto entrou em contato com a torre para verificar a situação. A equipe solicitou auxílio a um helicóptero que estava no heliponto do Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo, para tentar visualizar o trem de pouso, mas a visibilidade limitada dificultou a confirmação. - Piloto: “O senhor consegue observar, aí do helicóptero, o trem de pouso?”.
- Tripulante de helicóptero: “Olha, é bem difícil de ver”.
A piloto então informou que a luz indicadora acendeu, mas o sistema não transmitiu o movimento de descida do trem. - Piloto: “A luz acendeu aqui, mas ele não deu a transmissão baixando. Verifiquem, por favor, nosso trem de pouso”
- Torre do Campo de Marte: “O trem está recolhido, correto?”.
- Piloto: “Negativo, está embaixo”.
- Torre do Campo de Marte: “A impressão que eu tive, eu coloquei o farol de busca, é que estava recolhido. É melhor conferir mais uma vez. Daqui dá pra ver que está recolhido”.
Para garantir a segurança, a aeronave sobrevoou a região do Campo de Marte para queimar combustível e reduzir o peso antes de seguir para Atibaia e, finalmente, para Jundiaí, onde o pouso foi autorizado. - Tripulante de outra aeronave: “Vai fazer um procedimento de emergência?”
- Piloto: “A gente vai fazer um procedimento de checklist”
- Piloto: “A gente vai realizar o procedimento em Jundiaí”
Durante todo o procedimento, a comunicação entre a tripulação e a torre foi calma e coordenada, com a piloto seguindo um checklist para lidar com a emergência. O Corpo de Bombeiros e o helicóptero Águia da Polícia Militar acompanharam o pouso, com oito viaturas prontas para agir em caso de necessidade. A VOA-SP, responsável pelo aeroporto de Jundiaí, confirmou que o trem de pouso funcionou normalmente no momento do pouso, sem apresentar falhas. A Força Aérea Brasileira (FAB) também informou que a aeronave pousou com segurança às 19h37.
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