IMG-LOGO
Geral

Balanços da Alphabet e Santander, Jolts, Campos Neto e mais destaques desta 3ª

- 29/10/2024 4 Visualizações 4 Pessoas viram 0 Comentários
image 1

O destaque desta terça-feira, em uma semana cheia de balanços corporativos relevantes, é a divulgação do relatório Jolts. O documento é o primeiro dos três indicadores sobre mercado de trabalho esperados para essa semana.

Na frente dos resultados, hoje o dia será marcado pelos dados da Alphabet, dona do Google, da Visa e da AMD. Por aqui, o Santander divulgará seu balanço antes da abertura dos mercados.

Ontem, o mercado também assistiu Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, afirmar que o pacote com medidas fiscais prometido pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva poderá gerar efeito positivo sobre a política monetária se for capaz de gerar uma mudança grande o suficiente em variáveis observadas pelo Banco Central ao definir os juros básicos. Novos comentários são esperados nesta terça.

Leia mais:

Por aqui, para além da expectativa sobre falas de Campos Neto, haverá divulgação da sondagem da indústria pela FGV, que complementa os dados da CNI. O Banco Central divulgará as transações correntes e o Investimento Direto no País (IDP), dois importantes indicadores sobre o fluxo de capitais.

O que vai mexer com o mercado nesta terça

Agenda

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, participa de palestra na UK Brazil Conference, promovida pelo Grupo de Líderes Empresariais (LIDE), em Londres. (aberto à imprensa presencialmente e por transmissão).

O presidente Lula terá reunião com a ministra de Gestão e da Inovação, Esther Dweck, na parte da manhã.

Brasil

8h -FGV: Sondagem da Indústria
8h30 – BC – Transações correntes
8h30 – BC – IDP
15h – SECEX – Balança comercial

EUA

11h – Relatório Jolts de oferta de empregos em setembro

11h – Confiança do consumidor – Conference Board

Internacional

Petróleo

Os preços do petróleo caíram 6% nesta segunda-feira, ou mais de 4 dólares o barril, depois que o ataque retaliatório de Israel contra as forças armadas do Irã no sábado contornou instalações de petróleo e nucleares, sem interromper o fornecimento de energia.

Os futuros do petróleo Brent fecharam a 71,42 dólares o barril, queda de 4,63 dólares ou 6,09%. Os futuros do petróleo dos Estados Unidos WTI fecharam a 67,38 dólares o barril, queda de 4,40 ou 6,13%.

Os contratos futuros do petróleo Brent e do petróleo West Texas Intermediate dos EUA atingiram suas mínimas desde 1º de outubro na abertura.

Economia

Regulamentação da tributária

A Câmara dos Deputados pode finalizar, nesta terça-feira (29), a votação do segundo projeto de regulamentação da reforma, segundo informações da CNN.

Em agosto, o plenário da Câmara aprovou o texto-base, mas os destaques ainda aguardam votação. Esse é um dos dois projetos voltados para regulamentar a reforma tributária; o outro está em tramitação no Senado.

Embora já conste na pauta, a votação da proposta ainda precisa ser confirmada em uma reunião entre o relator, deputado Mauro Benevides Filho (PDT-CE), e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Dependendo das negociações, a análise dos destaques pode ser adiada para quarta-feira (30).

Pacote fiscal

O pacote com medidas fiscais prometido pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva poderá gerar efeito positivo sobre a política monetária se for capaz de gerar uma mudança grande o suficiente em variáveis observadas pelo Banco Central ao definir os juros básicos, disse nesta segunda-feira o presidente da autarquia, Roberto Campos Neto.

Em reunião com investidores organizada pelo Deutsche Bank, em Londres, Campos Neto afirmou que o anúncio fiscal não tem relação mecânica com a política monetária, mas tem potencial de afetar prêmios de risco, taxas longas de juros e câmbio.

“Tem que ser algo que produza uma mudança nas expectativas que seja grande o suficiente para reverter o prêmio de risco, a expectativa de inflação e a curva longa de juros, e isso alimentaria a função de reação (do BC) de maneira positiva”, disse.

Focus

 Analistas consultados pelo Banco Central subiram pela quarta semana consecutiva sua projeção para a alta do IPCA neste ano, com a expectativa agora ultrapassando o teto da meta de inflação perseguida pelo Banco Central de 4,50%, de acordo com a pesquisa Focus divulgada nesta segunda-feira.

O levantamento, que capta a percepção do mercado para indicadores econômicos, mostrou que a mediana das expectativas para a inflação ao consumidor no Brasil chegou a 4,55%, de 4,50% na semana anterior. Para 2025, houve um ligeiro aumento, com a projeção do IPCA marcando alta de 4,00%, de 3,99% anteriormente.

O centro da meta oficial para a inflação é de 3,00%, com uma banda de 1,5 ponto percentual permitida para cima ou para baixo.

Política

Desentendimento no PT

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, reagiu às declarações do ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que afirmou que o partido “está na zona do rebaixamento” desde 2016. Gleisi criticou a fala do ministro, dizendo que não contribui, e sugeriu que ele concentre seus esforços nas articulações políticas do governo. As informações são do jornal Valor Econômico.

Lula segue no Alvorada

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve manter agenda mais leve e concentrada no Palácio da Alvorada pelo menos até quarta-feira, quando passará por outra avaliação médica após o acidente doméstico sofrido há pouco mais de uma semana, disse nesta segunda-feira o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

“A organização da agenda de despacho, reuniões, está concentrada aqui no Alvorada. De quarta-feira em diante, aí depende também das recomendações médicas. Novas avaliações vão ser feitas pela equipe médica”, disse o ministro a jornalistas depois de participar de reunião com Lula na residência oficial da Presidência.

Lula sofreu uma queda no banheiro do Alvorada no dia 19, quando bateu a cabeça e teve um corte na região da nuca. O presidente também teve um pequeno sangramento no cérebro, que vem sendo observado pelos médicos.

Corporativo

Petrobras (PETR4)

A Petrobras (PETR4) produziu média de 2,13 milhões de barris de petróleo por dia (bpd) no terceiro trimestre no Brasil, queda de 8,2% ante igual período do ano passado, informou a companhia nesta segunda-feira em seu relatório de produção e vendas.

(com Reuters, Estadão e Agência Brasil)




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *