![]() Hermeto Pascoal, um dos maiores instrumentistas brasileiros, anunciou nas suas redes sociais na noite de quinta-feira (27) que teve a aposentadoria bloqueada pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Segundo ele, o benefício teria sido suspenso por falta de prova de vida presencial exigida em Curitiba, cidade onde ele não mora há mais de 10 anos. Depois de sanado esse primeiro problema da comprovação, ele disse que o benefício continuou bloqueado porque não teria sido sacado dentro do prazo, e o INSS teria estornado o valor e interrompido os depósitos. O músico teria feito nova solicitação, mas ainda sem solução. Ele reclamou ainda que todas as etapas dependem do acesso ao aplicativo ou telefone, canais que, segundo ele, são difíceis de acessar, especialmente para idosos na sua faixa etária, 88 anos. “A aposentadoria é um direito e o Estatuto do Idoso garante prioridade e respeito no atendimento público, mas isso está longe de acontecer na prática”, disse Pascoal em nota. Leia também: Previdência prorroga por 6 meses suspensão de bloqueio de pagamento por prova de vida Leia também: Fernanda Montenegro tem aposentadoria suspensa por estar ‘morta’ no cadastro do INSS
Sobre a falta de prova de vida presencial, o INSS explica que, desde 2023, essa comprovação é feita por cruzamento de dados. Porém, se os segurados preferirem fazer a prova assim mesmo podem usar a aplicativo Meu INSS, Central 135, ou ir ao banco onde recebe pagamento. Quanto a não morar mais em Curitiba, a autarquia recomenda que todos os beneficiários façam a atualização cadastral, inclusive no banco onde o músico recebe o pagamento. “O cadastro atualizado é a forma de a autarquia entrar em contato com o beneficiário”. Leia também: Como evitar que sua aposentadoria seja suspensa ao constar como ‘morto’ no INSS? Leia também: Golpe da prova de vida online: INSS emite alerta sobre fraude; veja como se proteger O BPC é um beneficio assistencial do Ministério de Desenvolvimento Social operacionalizado pelo INSS e que vem passando por uma revisão detalhada pelo órgão para detectar possíveis problemas.
Leia também: Governo cancelou 4,1 milhões de benefícios por fraude em CadÚnico e Bolsa Família Como regularizar?Para regularizar a situação, o beneficiário deve solicitar o “pagamento de benefício não recebido” no Meu INSS (seja o site ou aplicativo) ou pelo telefone 135. No Meu INSS, o usuário vai fazer o login, com seu CPF e senha. Daí basta procurar o serviço “Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido”. É possível também solicitar esse serviço pela Central de Atendimento 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h. A ligação é gratuita para telefones fixos e celulares. Leia Mais: INSS erra em mais de 10% dos benefícios negados, aponta TCU |
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