Os bombeiros conseguiram alguns avanços na contenção de um incêndio florestal devastador que ameaça Malibu, Califórnia, mesmo com a área queimada dobrando de tamanho em um dia e alertas de vento forte previstos para persistir durante grande parte da quarta-feira (11).
O Incêndio Franklin, que já queimou quase 1.700 hectares, está apenas 7% contido, de acordo com o Cal Fire, o Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia. No entanto, a diminuição do vento, temperaturas mais frescas e um aumento da umidade durante a noite estão ajudando os bombeiros a ganhar vantagem em algumas áreas, afirmou o chefe dos bombeiros do Condado de Los Angeles, Anthony Marrone, na quarta-feira.
“Estamos indo na direção certa”, disse Marrone em uma coletiva de imprensa. Mas ele acrescentou: “Eu me sentirei como se tivéssemos virado a esquina quando atingirmos 100% de contenção.”
Mais de 1.500 bombeiros estavam no local, apoiados por helicópteros e aeronaves de asa fixa atacando o incêndio do céu. O incêndio, que destruiu sete estruturas e danificou outras nove, provocou evacuações e ordens de abrigo no local, aterrorizando os residentes da comunidade rica.
Não houve relatos de fatalidades ou ferimentos, e a causa do incêndio ainda está sob investigação, segundo o Cal Fire.
O incêndio Franklin cresceu explosivamente desde que foi avistado pela primeira vez na noite de segunda-feira, impulsionado por condições secas e pelos fortes ventos sazonais de Santa Ana. O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de bandeira vermelha para a costa de Malibu até as 18h, horário local, prevendo rajadas de até 56 quilômetros por hora nas proximidades do foco do incêndio. Isso pode complicar os esforços de resposta, trazendo o risco de brasas levadas pelo ar que poderiam iniciar novos incêndios.
Ventos ainda mais fortes são esperados para a noite em partes dos condados de Los Angeles e Ventura, onde as condições também são secas e propensas a incêndios. A cerca de 200 quilômetros a leste do Incêndio Franklin, o Departamento de Bombeiros do Condado de San Bernardino está combatendo o Incêndio Rogers, que começou na terça-feira como um incidente residencial e se espalhou por cerca de 4 hectáres.
“Com a ameaça dessas fortes rajadas de vento nesses corredores mais ventosos, haverá um aumento do risco de queda de galhos de árvores e linhas de energia, além de interrupções no fornecimento de energia”, escreveu o serviço meteorológico em um aviso.
O acesso às estradas está severamente limitado, com fechamentos rigorosos ao longo da Pacific Coast Highway, que conecta Malibu a Los Angeles. As escolas públicas locais estarão fechadas na quarta e na quinta-feira, de acordo com uma postagem no X da Cidade de Malibu. A energia continua fora em grande parte de Malibu, interferindo no serviço de celular, semáforos e outros serviços.
“A cidade de Malibu acordou novamente com um amanhecer muito vermelho”, disse o prefeito Doug Stewart na coletiva de imprensa de quarta-feira. “Esta manhã, isso se deve à fumaça persistente no céu, em vez da linha de fogo que se aproxima. Estamos muito melhor hoje de manhã do que estávamos nas últimas 30 horas.”
Malibu é uma das comunidades mais ricas do estado, com milhas de praias intocadas e casas vendidas por um preço médio superior a US$ 4 milhões. O ator Dick Van Dyke postou nas redes sociais na terça-feira que ele, sua esposa e seus animais evacuaram sua casa. As ordens de evacuação cobrem uma área não muito longe do local do incêndio Getty, um incêndio de 2019 que queimou 301 hectares.
A Califórnia receberá assistência federal de emergência para ajudar a combater o incêndio Franklin, de acordo com uma declaração do escritório do governador Gavin Newsom na terça-feira.
Como medida de precaução, as concessionárias de energia elétrica da região ordenaram cortes de energia para evitar que seus equipamentos gerassem faíscas que poderiam iniciar novos incêndios.
A San Diego Gas & Electric Co. desligou o serviço para quase 47 mil clientes na manhã de quarta-feira, com outros 71 mil em aviso de possíveis cortes mais tarde nesta semana.
Cerca de 25 mil clientes da Southern California Edison ficaram sem energia na manhã de quarta-feira, principalmente no Condado de Los Angeles. A empresa estava considerando cortes adicionais para quase mais 23 mil residências e empresas.