IMG-LOGO
Comunidade

Brasil não deve adotar o Horário Brasileiro de Verão, conforme o Governo Federal

- 02/10/2023 18 Visualizações 18 Pessoas viram 0 Comentários

image 1Brasil – O Governo Federal não deverá adotar o Horário de Verão. A informação foi divulgada nas últimas horas.

Conforme as informações divulgadas pela Agência Brasil, órgão de comunicação oficial da União, os relógios não deverão ser adiantados em 1 horas.

Em 2019, a medida foi extinta pelo então presidente Jair Bolsonaro e, neste ano, apesar da troca de governo, não há sinais de que o horário de verão possa ser adotado novamente.

Tanto a área técnica do Ministério de Minas e Energia quanto o próprio ministro da pasta já falaram que, por enquanto, não há necessidade de adiantar os relógios neste ano, principalmente por causa das boas condições atuais de suprimento energético do país.

A pasta diz que o planejamento seguro implantado desde os primeiros meses do governo garante essa condição.

O ministro Alexandre Silveira também diz que não há sinais de que será necessário adotar o horário de verão este ano, porque os reservatórios das usinas hidrelétricas estão nas melhores condições de armazenamento de água dos últimos anos.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), os níveis de Energia Armazenada (EAR) nos reservatórios devem se manter acima de 70% em setembro na maioria das regiões, o que representa estabilidade no sistema.

Outro fator que serve como argumento para não retomar o horário de verão no Brasil é o aumento da oferta de energia elétrica nos últimos anos, com maior uso de usinas eólicas e solares.




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *