O brasileiro pretende gastar, em média, até R$ 176 em presentes no Dia dos Pais deste ano, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha a pedido da Abecs, associação que representa o setor de meios eletrônicos de pagamento. Segundo o estudo, 34% dos consumidores que vão presentear os pais neste ano pretendem gastar um valor maior do que o desembolsado para a ocasião em 2022. Para 39%, o valor deve permanecer igual, e, para 23%, abaixo do que o gasto anterior. A Abecs estima que a data neste ano deve movimentar um volume em torno de R$ 7,7 bilhões em compras nos setores de comércio e serviços, considerando os dados da pesquisa. A pesquisa da Abecs mostra ainda que o gasto médio, por região do país, deve ser maior entre os consumidores:
Além disso, na média, os homens pretendem desembolsar mais do que as mulheres, com tíquetes médios de R$ 217 e R$ 141, respectivamente. Loja física é preferênciaO levantamento também analisou o local onde o consumidor pretende comprar o presente de Dia dos Pais. Entre os entrevistados, 71% têm a intenção de ir a uma loja física, enquanto 24% preferem realizar a compra de maneira online. Série exclusiva Renda Extra Imobiliária Descubra o passo a passo para viver de renda e receber seu primeiro aluguel na conta nas próximas semanas, sem precisar ter um imóvel A preferência por transações presenciais é maior em cidades do interior (74%), em relação às regiões metropolitanas (67%), e também entre as mulheres (77%). Já o canal online possui uma procura maior entre os homens (28%) e jovens de 18 a 24 anos (34%). Meios de pagamentosOutro recorte da pesquisa separa as preferências em termos de meios de pagamentos. O cartão de crédito (26%) é o meio de pagamento mais citado pelos consumidores que pretendem comprar presente para a data comemorativa. Depois, muitos brasileiros também devem pagar com dinheiro (33%) e Pix (23%). O cartão de débito aparece na quarta posição, com 15%, atrás somente do boleto bancário (1%). No Sudeste, o uso dos cartões é a preferência de praticamente metade dos entrevistados, com 49% das menções. Entre os perfis analisados, os cartões também são mais citados entre as mulheres (44%), pessoas de 25 a 34 anos (46%) e de 35 a 44 anos (41%), além das faixas sociais A/B (56%) e C (42%). Daqueles que mencionam o uso do cartão de crédito como meio de pagamento, 62% têm a intenção de parcelar a compra – na região Nordeste, a preferência pelo parcelamento sobe para 78%, seguida por Sul (60%) e Sudeste (56%). Dicas para boas comprasO Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (Sindilojas) compartilharam algumas dicas para os consumidores fazerem boas compras duranta a data comemorativa. Veja:
*Com Agência Brasil. |
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