Bruno Henrique ficará fora de 12 jogos pelo Flamengo, conforme pena definida pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta quinta-feira. A suspensão, porém, vale apenas para competições nacionais. Como o time carioca já está eliminado da Copa do Brasil, a punição se aplica somente ao Campeonato Brasileiro.
Para que a suspensão tenha validade na Libertadores, Conmebol e Fifa precisam reconhecer a pena. O pedido para essa internacionalização foi incluído pelo auditor relator do caso no STJD, Alcino Guedes.
“Por fim, defiro o pleito da Procuradoria e determino ofício à CBF da decisão aplicada por este colegiado visando a internacionalização das penas”, afirmou Alcino Guedes ao encerrar o julgamento.
Leia também
Bruno Henrique é condenado e pega 12 jogos de suspensão por forçar cartão amarelo
Atacante do Flamengo foi punido por atuar contra a ética desportiva e terá que pagar multa de R$ 60 mil
‘Jamais cometi as infrações de que sou acusado’, diz Bruno Henrique, do Flamengo
Jogador do Flamengo fez declaração durante julgamento no STJD, mas não irá responder perguntas dos auditores
O atacante ainda pode conseguir efeito suspensivo para atuar, já que é possível recorrer da condenação ao Pleno do STJD, última instância do tribunal. Caso obtenha êxito, a Procuradoria pode recorrer novamente. O caso também pode ser levado à Corte Arbitral do Esporte (CAS), na Suíça.
Bruno Henrique está em período de folga da Data Fifa, não compareceu ao tribunal e acompanhou a sessão remotamente. O elenco do Flamengo se reapresenta na sexta-feira.
O próximo jogo do Flamengo é contra o Juventude, pelo Brasileirão, no dia 14 de setembro. Se não houver recurso até lá, será a primeira partida em que Bruno Henrique estará suspenso.
Na sequência, o time enfrenta o Estudiantes pelas quartas de final da Libertadores, onde o jogador estaria liberado para atuar independentemente do efeito suspensivo, a menos que a suspensão seja internacionalizada.
Caso não haja recurso, os próximos 12 jogos do Flamengo pelo Brasileirão são contra Juventude, Vasco, Corinthians, Cruzeiro, Bahia, Botafogo, Palmeiras, Fortaleza, Sport, São Paulo, Santos e Fluminense. Bruno Henrique poderá retornar diante do Red Bull Bragantino, pela 35ª rodada, ainda sem data definida.
“O julgamento trouxe um ponto técnico importante: o atacante foi absolvido no artigo 243, que exige comprovação de dolo, ou seja, intenção clara de manipular o resultado da partida. Entretanto, foi condenado no artigo 243-A, que pune condutas contrárias à ética desportiva, independentemente de intenção específica. A decisão reconheceu que Bruno Henrique não agiu para fraudar diretamente o placar, mas sua atitude de forçar um cartão amarelo, em contexto de apostas, violou princípios de integridade e credibilidade do esporte”, explica o advogado criminalista e sócio do RCA Advogados, Berlinque Cantelmo.
Cantelmo avalia que a punição foi positiva, mesmo sem acatar todas as denúncias. “Mais do que a penalidade individual, a mensagem do tribunal tem caráter institucional: o futebol brasileiro não pode tolerar comportamentos que fragilizem a imagem do espetáculo, ainda que não se configure manipulação dolosa”, analisa.
O Flamengo é líder do Brasileirão, com 47 pontos, três a mais que o Cruzeiro e quatro à frente do Palmeiras, adversários diretos na briga pelo título. Bruno Henrique deve ficar fora dos confrontos diretos.
Jogos em que Bruno Henrique estará suspenso (caso não haja recurso):