Concórdia – A Câmara de Vereadores de Concórdia avança em uma das pautas visando o desenvolvimento econômico e turístico do município: a urbanização do entorno do Lago do Rio Uruguai. Para isso, foi criada uma Comissão Especial, que atuará para viabilizar o ordenamento da área, garantindo segurança jurídica para investidores e moradores.
O presidente da Câmara, Closmar Zagonel, enfatizou o empenho do Legislativo em proporcionar condições favoráveis para o desenvolvimento sustentável da região.
?Nos últimos meses, fomos procurados por diversos investidores de Joinville, Jaraguá do Sul, Florianópolis, Passo Fundo, Porto Alegre e também de Concórdia, interessados em explorar as margens do Lago do Rio Uruguai com empreendimentos de turismo rural de qualidade e sem poluição. Mas, hoje, não há segurança jurídica para que esses investimentos aconteçam. Por isso, criamos essa Comissão Especial?, afirmou.
O objetivo da iniciativa é facilitar o parcelamento do solo de forma planejada, permitindo a instalação de hotéis, pousadas, condomínios rurais e outras atividades ligadas ao turismo ecológico e rural, garantindo que a área seja explorada de maneira responsável.
?Essa é uma nova matriz econômica para Concórdia. Não podemos ficar para trás, enquanto outros municípios já avançaram nessa questão. Precisamos criar legislação que autorize esse desenvolvimento de maneira coordenada e sustentável?, completou Zagonel.
A Comissão Especial terá prazo inicial de seis meses para elaborar diretrizes e apresentar uma proposta concreta para viabilizar o projeto. Além dos vereadores, técnicos e especialistas da área jurídica e ambiental também participarão das discussões.
O trabalho será realizado em parceria com entidades como ACIC, CDL e associações do interior, buscando garantir que a legislação necessária seja aprovada e que os investimentos tragam benefícios para toda a população.
|