A China está construindo o maior aeroporto de ilha artificial do mundo, solidificando a posição de uma cidade do nordeste do país como um hub de transporte regional.
O Aeroporto Internacional de Dalian Jinzhouwan vai cobrir uma ilha com uma área de 20 km², de acordo com o site do governo provincial de Liaoning.
Isso o tornaria maior do que o Aeroporto Internacional de Hong Kong, que possui 12,48 km², e o aeroporto de Kansai, perto de Osaka, Japão, que tem 10,5 km², ambos localizados em ilhas artificiais.
“Para o povo de Dalian dizer que é o maior, é exatamente isso que é,” disse Li Hanming, fundador de uma consultoria de aviação ao jornal chinês South China Morning Post.
O aeroporto em construção vai atender a cidade portuária de Dalian, que, devido à sua localização estratégica, mantém um comércio intenso com o Japão e a Coreia do Sul.
Com uma população de mais de 6 milhões, a cidade, localizada em uma península na extremidade norte do Estreito de Bohai, se tornou um hub para refinarias de petróleo, serviços de transporte marítimo e logística, além do turismo costeiro.
O Jinzhouwan será o primeiro aeroporto na China continental a ser construído em uma ilha artificial offshore e, quando ficar completamente pronto, terá quatro pistas de pouso e um terminal de 900 mil m², conforme o governo provincial.