![]() A Meituan, gigante chinesa de tecnologia avaliada em mais de R$ 600 bilhões na Bolsa de Hong Kong, anunciou neste domingo (11) sua entrada oficial no mercado brasileiro de delivery, com um plano de investimento de R$ 5,6 bilhões nos próximos cinco anos. A operação será realizada sob a marca Keeta, já utilizada pela empresa em mercados como Hong Kong e Arábia Saudita. O anúncio foi feito em Pequim, durante evento com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e organizado pela ApexBrasil. A Meituan integra um pacote mais amplo de aportes chineses no Brasil, que também inclui empresas como Longsys (semicondutores) e Mixue (fast food). Fundada em 2010, a Meituan é líder absoluta no setor de entregas de refeições na China e registrou em 2024 mais de 98 milhões de pedidos diários e uma receita anual de US$ 46,6 bilhões. A ofensiva no Brasil marca sua primeira grande expansão na América Latina e mira diretamente o domínio do iFood, que detém mais de 80% do mercado nacional de delivery, segundo dados da Abrasel. A empresa já abriu um escritório na Vila Olímpia, em São Paulo, e tem intensificado contatos com grandes redes de restaurantes e estabelecimentos de bairro. Segundo fontes ouvidas pelo jornal O Globo, o foco inicial será o Sudeste e a estratégia inclui subsídios agressivos, como taxas reduzidas para consumidores e restaurantes, além de investimento pesado em marketing. “O Brasil é um grande mercado, com potencial ainda maior. É um privilégio poder contribuir para o seu crescimento econômico e para que os brasileiros tenham mais escolhas”, disse Wang Xing, CEO da Meituan, em comunicado. Concorrência no deliveryA chegada da Meituan ocorre em meio ao acirramento da disputa entre apps de entrega no país. No início de maio, o Rappi zerou as taxas para novos restaurantes por três anos. Pouco depois, a 99Food anunciou isenção de comissões e mensalidades por dois anos. Ambas miram o enfraquecimento do modelo de intermediação do iFood, enquanto o próprio líder do setor tenta se reposicionar como plataforma de conveniência multicategorias. A nova investida internacional da Meituan também reflete mudanças no cenário chinês. Com concorrência crescente de apps como Ele.me (do Alibaba) e da Douyin (versão local do TikTok), a empresa busca ampliar presença global. A entrada no Brasil ocorre num momento de intensificação das relações bilaterais e de grandes aportes chineses em áreas estratégicas como energia, tecnologia e infraestrutura. |
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