IMG-LOGO
Economia

Clientes de corretoras e escritórios de investimento passam a ter acesso à ferramenta de consolidação de carteiras

- 06/07/2023 12 Visualizações 12 Pessoas viram 0 Comentários
image 1

A diversificação de ativos foi um dos temas que permeou os estudos de William Sharpe, economista norte-americano e pai do índice “Sharpe”, um dos principais métodos de análise do desempenho de investimento ajustado ao risco. Vencedor do prêmio Nobel de Economia em 1990, ele criou fórmulas para demonstrar que um portfólio bem diversificado pode responder por cerca de 80% do retorno de uma carteira.

Com a diversificação como regra no mercado, desde o fim do século passado, gestores de grandes fortunas já contavam com ferramentas para consolidar e analisar os ativos das carteiras que administram. Hoje, na esteira da entrada de milhões de brasileiros no mundo dos investimentos, a plataforma Comdinheiro, da Nelogica, disponibiliza o Consolidador de Carteiras para todos os investidores do país por meio das instituições financeiras. 

“Antes essa ferramenta estava acessível somente para clientes de Private Bank e Wealth Management. Agora, tornamos a função disponível também para o acesso de escritórios de investimentos, assessores financeiros, gestoras e assets em geral”, diz Filipe Ferreira, diretor da Nelogica e responsável pela Comdinheiro.

image 2
Exemplo de parte de um dos extratos que podem ser criados no Consolidador de Carteiras

Vantagens da Carteira Consolidada

Com um banco de dados que reúne informações históricas de quase 3 décadas do mercado brasileiro e estrangeiro, o Consolidador de Carteiras da Comdinheiro possibilita ao administrador uma visão panorâmica do portfólio dos clientes – mesmo que os investimentos estejam divididos em mais de uma instituição financeira.

“O que não é visto, não é gerenciado”. Precisamos trazer esse princípio da administração para a gestão de carteiras. Se o investidor não sabe como está alocando o patrimônio, é impossível fazer asset allocation. Isso é conceitual e definitivo”, afirma Ferreira.

Com uma base de dados própria que possibilita cruzar informações da carteira dos investidores com dados globais, a ferramenta pode ser calibrada de acordo com a necessidade de cada administrador.

É possível verificar o risco e o retorno individual de cada ativo, e também da carteira toda, o que otimiza os rebalanceamentos.  “Isso se traduz em ganho de inteligência e eficiência na gestão do patrimônio”, diz Ferreira. Com comandos intuitivos, o administrador pode, por exemplo, programar a ferramenta para gerar relatórios sobre um ativo específico.

“Se alguma empresa de capital aberto divulgar um fato relevante que mexe com a ação, o gestor consegue identificar rapidamente quais clientes têm o papel na carteira, o que facilita o compartilhamento de orientações”, destaca Ferreira. “Para o assessor de investimentos, que lida com muitos portfólios, funções como essa são mais que bem-vindas”.

Outra facilidade é a opção de calcular a projeção de rentabilidade do portfólio já considerando o desconto de impostos. Essa é uma das opções que podem ser customizadas, de acordo com as condições de cada uma das alocações.

As instituições financeiras também podem oferecer a ferramenta direto para os clientes. “Conseguimos promover uma versão white label do Consolidador de Carteiras, totalmente customizável e acessível igualmente para o uso em mobile”, afirma Ferreira.

Mensuração assertiva de risco

Calcular o risco global de uma carteira numa planilha comum pode ser uma tarefa desafiadora. Já apontar os riscos pontuais demandaria conhecimento de cálculos mais sofisticados. “Mas calcular a duration, medida de risco de um título em relação ao prazo de vencimento, seria uma missão impossível de ser realizada sem uma plataforma como a Comdinheiro”, destaca Ferreira.

A ferramenta oferece como solução um módulo de risco e mensuração da performance dos ativos. Dessa maneira, o gestor consegue acompanhar cálculos de Valor em Risco (VaR), Atribuição de Performance, Alfa de Jensen, Beta, Volatilidade, Correlação, Risco de Liquidez, entre outros.

“As funcionalidades podem ser personalizadas de acordo com a necessidade de cada administrador. Diante da expectativa pela queda de juros, um assessor de investimento, por exemplo, conseguiria executar um comando para distribuir avisos mensais aos clientes que possuem mais de 30% de alocação em Renda Fixa”, afirma Ferreira.

O Consolidador de Carteira da plataforma também acessa ativos no exterior, em múltiplas moedas, e tem a capacidade de calcular o risco dos aportes em reais. “Esse é um importante diferencial do nosso consolidador”, pontua Ferreira.

Reconhecimento no mercado

Hoje, o Consolidador de Carteira da Comdinheiro auxilia no gerenciamento de R$ 250 bilhões em investimentos de grandes clientes, como Private Bank, Wealth Management e fundos de investimento. “Ao trazer essas funcionalidades para o varejo, queremos contribuir para facilitar o acesso a ferramentas de alta tecnologia no mercado brasileiro”, diz Ferreira.

Para conhecer mais detalhes sobre o funcionamento e os diferenciais da ferramenta, acesse o site e agende uma demonstração com o time de especialistas da Comdinheiro.

Sobre a Nelogica

Fundada em 2003, a Nelogica é a maior provedora de tecnologia para investimentos da América Latina. As soluções são sistemas avançados back to front para análise e negociação eletrônica multiclasse de ativos, como o Profit, líder no mercado no Brasil, e a Comdinheiro, referência no fornecimento de informações e consolidação de dados financeiros para o principal mercado institucional do país.

Atua ainda provendo produtos e serviços para corretoras, bancos e clientes institucionais na linha de Home Broker, Risk Manager, OMS, Algoritmos e Soluções de dados. Por meio de suas plataformas, bilhões de ordens foram criadas na B3 nos últimos 12 meses. A Nelogica atende hoje 2,3 milhões de usuários, localizados em mais de 150 países.

 

 

 




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *