Concórdia – Com o verão se aproximando e as temperaturas mais altas, associadas com chuvas recorrentes, favorece a proliferação do aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e outras doenças.
O ano de 2024 foi desafiador em Santa Catarina com números recordes nos pacientes positivos e óbitos por dengue. Embora o cenário em Concórdia tenha sido mais ameno, com casos positivos dentro da média esperada e nenhuma ocorrência de morte, a Secretaria de Saúde do município está adotando todas as medidas para manter a prevenção e controlar a transmissão da doença.
Neste sábado, 23 de novembro, acontece em Santa Catarina o Dia D para intensificação da mobilização e sensibilização da população no controle da dengue. A recomendação é da Secretaria do Estado da Saúde, aos municípios, para tentar frear a transmissão e preservar a vida da população.
Em Concórdia, o último caso de dengue havia sido registrado no mês de julho, mas há quinze dias tivemos a ocorrência de mais um paciente positivo, totalizando 2405 confirmados em 2024.
A vigilância epidemiológica explica que os cuidados nesta época do ano são determinantes para evitar uma epidemia nos meses de março e abril, período de maior incidência de positivos. Agentes de endemias do município estão intensificando as visitas nas residências e fazendo um trabalho de orientação no Centro da cidade. A dica é a mesma de sempre: eliminar água parada, para conter a proliferação do mosquito, e se proteger com repelentes e barreiras físicas da picada do aedes aegypti. (Ascom Prefeitura)
|