![]() Dúvida de leitor: quero fazer a declaração pelo celular: tem alguma diferença? Como fazer? Por Richard Domingos* “Para fazer a declaração pelo smartphone ou tablet é necessário usar o modelo online mediante acesso ao serviço “Meu Imposto de Renda”, com uso de certificado digital ou conta digital gov.br (nível de segurança ouro ou prata). Dentro do modelo online há duas opções:
Apesar das possibilidades, há algumas restrições de uso do serviço “Meu Imposto de Renda”. Segundo a Receita Federal, está sujeito a essas restrições de uso quem:
2. Obteve rendimentos sujeitos à tributação exclusiva/definitiva de: 3. Obteve rendimentos isentos e não tributáveis de: 4. Tenha sujeitado ao: 5. Esteja sujeito ao preenchimento das fichas: Passo a passo para declarar no celCiente disso, se prepare para acompanhar o passo a passo no app:
![]() 2. Clique no botão: “entrar com gov.br”. O aplicativo vai direcionar o contribuinte para a tela do gov.br para logar com CPF e senha da conta digital; 3. Após logar no gov.br, o sistema devolverá o contribuinte para o ambiente do aplicativo; 4. Clique no botão do “IRPF 2024”; ![]() 5. Clique no botão “preencher a declaração”; ![]() 6. O contribuinte pode escolher começar do zero ou importar os dados pela pré-preenchida, que é o modelo automatizado de declaração. Recomendo começar com a declaração pré-preenchida, pois ela trará as informações que a Receita já possui sobre o CPF do declarante; 7. Aparecerá as telas com os campos a serem preenchidos: identificação de familiares, rendimentos, pagamentos, bem e dívidas e o quadro de resumo; 8. Confira o conteúdo de cada tela e ajuste o que for necessário – lembrando que o contribuinte é responsável pelo envio da pré-preenchida e pode cair na malha fina casos os dados contenham erro; 9. Há um menu geral no canto esquerdo superior com três ‘barrinhas’ que pode facilitar a navegação do usuário; ![]() 10. Uma vez preenchida a declaração, o contribuinte poderá observar os erros e avisos que aparecerão no menu geral em “pendências” através do símbolo do triângulo; ![]() 11. Após o check nas pendências, você também consegue visualizar o resumo da declaração, que informará o valor a pagar ou a restituir; 12. Utilizando também o menu superior, deverá escolher o botão “entregar” que trará informações sobre as quotas de recolhimento e formas de pagamento ou restituição; 13. Uma vez escolhida a forma de pagamento ou de restituição, basta clicar no botão “entregar declaração”. ![]() 14. Depois é só consultar o processamento da declaração no mesmo aplicativo pra saber se a declaração foi processada e se não há erro ou omissões a serem corrigidas.” *Richard Domingos é diretor da Confirp Consultoria Contábil. Baixe uma planilha gratuita para calcular seus investimentos em renda fixa e fuja dos ativos que rendem menos |
Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *