(Foto: Bioma | Reprodução)
? Conheça o Bioma
O Bioma é um HUB que reúne marcas e ?iniciativas do bem? em busca de restaurar o bem-estar social e ambiental através de alimentação e outras formas de impacto.
A empresa possui um coworking que é um ecossistema de conexões entre marcas, pessoas e iniciativas que buscam combater pressões climáticas e tem a sustentabilidade em seu propósito.
? Modelo de negócios
São 4 pilares que compõem o ecossistema Bioma: Acolhe, Informa, Fomenta e Educa.
1. Bioma Food Hub (Acolhe) ? Transformando pela alimentação
Coworking para empresas comprometidas com o empreendedorismo de impacto socioambiental.
2. Bioma Comunidade (Conecta) ? Transformando pelas conexões
Ações para engajar a conexão da comunidade do Bioma.
3. Bioma Educa (Informa) ? Transformando pela educação
O braço de educação foca principalmente em eventos e rodas de conversas que informam e promovem o pensamento crítico, além de ensinar a comunidade sobre inovação e impacto positivo.
4. Bioma Consultoria (Fomenta) ? Transformando pelo impacto
Fomentar a regeneração de negócios que buscam se alinhar com a pauta ESG através de consultoria estratégica e de planejamento, projetos e mentorias sob demanda.
? Entendidos os pilares, hora de falarmos sobre como o Bioma faz dinheiro?
Atualmente, a monetização vem do aluguel de espaços ? salas de coworking, cozinhas, auditório e salas de reunião ? em um prédio localizado no coração do Itaim Bibi, em São Paulo.
A empresa oferece diferentes planos de aluguel, que dão acesso à comunidade, eventos, sala própria e outros benefícios.
(Foto: Bioma | Reprodução)
O Hub é focado em construir comunidades e, por isso, não se atenta apenas às demandas das empresas que fazem parte de seu ecossistema, mas também de empresas externas.
- Por conta disso, a empresa também vende serviços para negócios de fora.
Para fechar a parte da monetização? Algo que o Bioma começou a explorar recentemente são os investimentos anjo.A empresa já investiu em alguns bizness, que, futuramente, em eventos de liquidez, podem gerar um bom retorno.
Vale destacar que o Bioma participa apenas de rodadas pontuais de investimento, em empresas totalmente alinhadas com os conceitos de regeneração dos sistemas alimentares.
? Como tudo começou
A idealizadora foi a Juliana. Ela fez mestrado com foco em consumo e mudanças climáticas, em Nova York, onde notou que os sistemas alimentares pressionam e impactam a sociedade.
Mas algo a incomodava? Ela escrevia muito sobre sustentabilidade e impacto positivo, em newsletters e outros canais, mas ninguém lia e nem estava interessado nisso.
Isso despertou um desejo nela: Reunir pessoas, marcas e iniciativas que ajudassem a promover uma mudança ainda mais rápida nos sistemas alimentares brasileiros.
Foi aí que surgiu a ideia de se unir com marcas e iniciativas que olhassem para impacto positivo, para construir um ecossistema e comunicar isso com força.
- Em 2020, no início da pandemia, a empresa alugou seu primeiro andar em um prédio localizado na Av. Cidade Jardim.
Logo no começo, eles foram surpreendidos de forma muito positiva, ao receberem um contato da NotCo ? unicórnio chileno que usa tecnologia para criar versões plant-based de alimentos de origem animal.
A startup, que trabalhava em um coworking tradicional, encontrou o Bioma e se encantou pela iniciativa. O que motivou a mudança foram os pilares do Bioma e a possibilidade de ter espaços para testes e desenvolvimento de produtos.
Foi aí que a parceria foi consolidada e o Bioma conquistou seu primeiro cliente.
Desde então, o negócio seguiu crescendo e trazendo novas empresas, e, hoje, conta com 3 andares do prédio, 45 empresas e mais de 150 pessoas no ecossistema. Essas são algumas das marcas de lá:
Uma curiosidade interessante é que algumas empresas maiores, como a Native, tem apenas algumas pessoas estratégicas que trabalham no Bioma.
- A ideia é justamente aproveitar as conexões e o ecossistema, enquanto a maior parte do time fica em seu escritório próprio. Esse é o nível que o ambiente do Bioma chegou.
Próximos passos? Além de fomentar seu ecossistema interno, a empresa está de olho para fora e em como expandir sua bandeira da sustentabilidade e seus serviços sem se limitar apenas a quem está em seu espaço.
? Recebeu investimentos?
O Bioma não teve investidores. Todo crescimento foi orgânico e com capital próprio.
? Quem está por trás desse negócio?
A empresa foi fundada por Juliana Bechara e seu marido, Francisco Parente, que, embora seja sócio, não presta serviço para a empresa.
Juntamente a Juliana, que está à frente do negócio, o time é integrado por Ricardo Sarkis ? que atua em estratégias de Growth, comunicação e branding da marca Bioma ?, e o time de facilities.
Ao clicar nos nomes, você vai para o LinkedIn deles.
? Para aprofundar
Show Your Bizness. Já fizemos um conteúdo da Água na Caixa, cuja sede é no Bioma.
Talk. Juliana no SVWC 2022, com a head de inovação da Nestlé.
Apresentação. Bioma Food Hub e o Futuro do sistema alimentar.
Artigos. Medium do Bioma Food Hub.
Fórum. Participação da Juliana no Virada Sustentável.
? Quer trabalhar lá?
Embora o Bioma não esteja com vagas abertas, contatos são sempre bons. Para entrar em contato com eles, é só enviar um e-mail para ola@biomafoodhub.com.
? E o meu bizness?
Se você quer seu bizness analisado por nós, clique aqui.
Essa aqui aprendemos com o pessoal do Bioma?
CURIOSIDADE
(Foto: Canva | Reprodução)
Sustentabilidade x Regeneração. Talvez você nunca tenha ouvido falar na diferença entre essas duas palavras.
O termo ?sustentabilidade? vem de ?sustentar? ? criar coisas para sustentar o dano que certas empresas/iniciativas causam no planeta. A ideia consiste em repor o que matou.
- Sem contar que essa palavra foi um pouco banalizada, nos últimos anos. Qualquer empresa fala que é sustentável.
Já a palavra ?regeneração? traz a ideia de regenerar o planeta. Não precisa sustentar, porque os danos não estão sendo feitos. That’s the difference.
Para ficar mais claro? Uma empresa que tem um produto com pegada regenerativa faz bem para o planeta. Isso pode ser feito através de certos tipos de plantio e colheita, por exemplo. Assim, é possível fazer o que já existe viver mais.
Caso essa bandeira faça sentido para o seu negócio, veja se vale se posicionar como regenerativo. Essas marcas podem se diferenciar e ter muito destaque no futuro, por realmente se importarem com questões socioambientais e buscarem fazer a diferença.