Estado – Chapecó foi a cidade que acolheu o maior número de imigrantes venezuelanos nos últimos cinco anos. Os dados fazem parte do levantamento da Operação Acolhida ? força-tarefa do governo federal em parceria com organizações para atendimento e assistência aos imigrantes ? que também aponta que o estado catarinense foi a unidade da federação que mais recebeu venezuelanos no país.
Conforme o estudo, entre o fim de 2018 e o mês de julho de 2023, Santa Catarina recebeu 24 mil imigrantes. Desses, 4,4 mil desembarcaram em Chapecó. Em seguida vêm Joinville, com 2,2 mil, e Florianópolis, com 1,2 mil, durante o período.
A Prefeitura de Chapecó afirma que os motivos para a preferência estão questões geográficas, profissionais, econômicas e ofertas de serviços públicos de saúde. Além disso, o município faz fronteira com o Rio Grande do Sul, o que facilitaria o deslocamento para outras regiões do país.
Já o governo catarinense aponta que a escolha pelo Estado está relacionada à ?excelente qualidade de vida e ótimas oportunidades de emprego?. Depois de Santa Catarina, Paraná é o estado que mais recebeu venezuelanos, com 19,9 mil imigrantes, seguido do Rio Grande do Sul (17,1 mil), São Paulo (12,6 mil), Mato Grosso do Sul (6,1 mil) e Minas Gerais (5,8 mil).
Veja as cidades de SC que mais receberam venezuelanos nos últimos cinco anos:
Chapecó (4,4 mil)
Joinville (2,2 mil)
Florianópolis (1,2 mil)
Balneário Camboriú (1 mil)
São Miguel do Oeste (1 mil)
Blumenau (818)
São José (768)
Seara (685)
Concórdia (665)
Itapiranga (665)
Informações G1 SC, NSC, Sofia Mayer
|