Concórdia – Com investimento de R$ 1,5 milhão, será inaugurado nesta quinta-feira, 12 de junho, em Concórdia, o novo Laboratório de Pesquisa e Inovação em Bioquímica e Toxicologia do Instituto Federal Catarinense (IFC).
O espaço foi viabilizado por meio do Programa Multilab SC, com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), e promete contribuir diretamente com o fortalecimento da agricultura no estado.
O laboratório é o 21º estruturado pelo Governo de Santa Catarina com foco em pesquisa avançada. Os recursos permitiram a aquisição de equipamentos de alta sensibilidade e complexidade, que serão utilizados em pesquisas voltadas à criação de nanossistemas de grafeno ? uma tecnologia inovadora com grande potencial para aplicação no setor agrícola.
De acordo com o coordenador do projeto, professor doutor Mário Teixeira, o principal objetivo do novo espaço é desenvolver dispositivos baseados em nanossistemas de grafeno para aplicação em solos e sementes. A proposta é ampliar a eficiência da produção agrícola, aliando produtividade e sustentabilidade.
Entre as aplicações previstas estão o uso dos nanossistemas como bioestimuladores, transporte de nutrientes, tratamento de doenças em culturas como milho e uva, e redução da contaminação do leite por antibióticos na pecuária.