Concórdia – A Concórdia Saneamento está promovendo um pacote de investimentos que visa aumentar a eficiência do sistema de abastecimento de água na cidade.
Com aporte de aproximadamente R$ 500 mil apenas no mês de julho, as ações incluem aquisição de novos equipamentos, melhorias na captação de água e ampliação da capacidade de reservação.
Entre as principais medidas está a compra de 13 motobombas, que serão instaladas em estações elevatórias para substituir equipamentos antigos e garantir trocas emergenciais em casos de falha.
?Com motobombas de reserva, teremos maior confiabilidade no sistema. Nosso foco é minimizar as interrupções no fornecimento, principalmente em situações críticas como queimadas ou danos em unidades de bombeamento?, explica o superintendente da Concórdia Saneamento, José Roberto Epstein.
Na captação do Rio Jacutinga, a concessionária trabalha para reduzir problemas recorrentes de obstrução causados por matéria orgânica em períodos de chuva intensa. Um novo mecanismo permitirá a limpeza do crivo (filtro de captação) com a própria força da água, eliminando a necessidade de mergulhadores.
Outra obra importante foi a reativação de um reservatório de 300 mil litros no bairro Vista Alegre, interligado à estrutura da Estação de Recalque de Água Tratada (ERAT 4), localizada na Rua Paulo Secchi. A medida amplia a reserva de água tratada e melhora o abastecimento da região central e do próprio Vista Alegre. ?Esse reservatório vai funcionar como um pulmão, garantindo maior estabilidade no fornecimento, especialmente em horários de pico?, destacou Epstein.
|