Concórdia – O Grupo de Enfrentamento à Dengue se reuniu, na manhã desta terça-feira (22/08), na sede da Defesa Civil Estadual. Com representantes de várias secretarias, entidades da sociedade civil e agentes de combate à endemias, a equipe avaliou os números de casos e discutiu as ações de conscientização e prevenção.
Mesmo com os meses de pico da doença, entre fevereiro e março, Concórdia registrou uma redução de 98% no número de casos em relação a 2022. Neste ano, foram registrados 251 casos de dengue em abril em comparação com 2315 no mesmo mês do ano anterior. No mês de agosto, nenhum caso foi registrado. ?Ainda assim, a dengue está aí. Precisamos cuidar. É por isso que nosso trabalho não para?, ressaltou Leandro Boeira Zorzan, diretor de saúde e coordenador do grupo de trabalho de ações de enfrentamento à dengue, em Concórdia.
Nesse momento, os profissionais estão trabalhando no planejamento de ações de prevenção, antes da chegada do verão, período em que ocorre o aumento no risco de transmissão da dengue em Concórdia. ?Em breve, um novo mutirão de fiscalização e limpeza, com cunho educativo também, deve ser realizado para mobilizar as comunidades no cuidado diário, que nos permite combater a doença?, frisou Leide Mara Bender, secretária municipal de Saúde.
Felipe Gimenez, biólogo da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Regional de Concórdia, destacou que o estado vem monitorando as barreiras climáticas e geográficas, para trabalhar na prevenção dos casos. ?É importante frisar que a vacina contra a dengue já está disponível na rede privada. O ideal é que pacientes com comorbidades e fatores de risco busquem pelo imunizante? comentou Felipe. A vacina é indicada para crianças acima de 4 anos de idade, adolescentes e adultos até 60.
Atualmente, a equipe permanente de agentes de combate à endemias está realocada no posto de saúde do Jardim Europa. Os profissionais fazem, em média, 80 visitas diárias, orientando os moradores de todos os bairros. (Ascom Prefeitura)
|