IMG-LOGO
Comunidade

Concórdia segue realizando ações de enfretamento à dengue

- 22/08/2023 23 Visualizações 23 Pessoas viram 0 Comentários

image 1Concórdia – O Grupo de Enfrentamento à Dengue se reuniu, na manhã desta terça-feira (22/08), na sede da Defesa Civil Estadual. Com representantes de várias secretarias, entidades da sociedade civil e agentes de combate à endemias, a equipe avaliou os números de casos e discutiu as ações de conscientização e prevenção.

Mesmo com os meses de pico da doença, entre fevereiro e março, Concórdia registrou uma redução de 98% no número de casos em relação a 2022. Neste ano, foram registrados 251 casos de dengue em abril em comparação com 2315 no mesmo mês do ano anterior. No mês de agosto, nenhum caso foi registrado. ?Ainda assim, a dengue está aí. Precisamos cuidar. É por isso que nosso trabalho não para?, ressaltou Leandro Boeira Zorzan, diretor de saúde e coordenador do grupo de trabalho de ações de enfrentamento à dengue, em Concórdia.

Nesse momento, os profissionais estão trabalhando no planejamento de ações de prevenção, antes da chegada do verão, período em que ocorre o aumento no risco de transmissão da dengue em Concórdia. ?Em breve, um novo mutirão de fiscalização e limpeza, com cunho educativo também, deve ser realizado para mobilizar as comunidades no cuidado diário, que nos permite combater a doença?, frisou Leide Mara Bender, secretária municipal de Saúde.

Felipe Gimenez, biólogo da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Regional de Concórdia, destacou que o estado vem monitorando as barreiras climáticas e geográficas, para trabalhar na prevenção dos casos. ?É importante frisar que a vacina contra a dengue já está disponível na rede privada. O ideal é que pacientes com comorbidades e fatores de risco busquem pelo imunizante? comentou Felipe. A vacina é indicada para crianças acima de 4 anos de idade, adolescentes e adultos até 60.

Atualmente, a equipe permanente de agentes de combate à endemias está realocada no posto de saúde do Jardim Europa. Os profissionais fazem, em média, 80 visitas diárias, orientando os moradores de todos os bairros. (Ascom Prefeitura)




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *