IMG-LOGO
Geral

Construtoras: qual está com melhor preço na Bolsa?

- 29/05/2024 14 Visualizações 14 Pessoas viram 0 Comentários
image 1

As construtoras listadas na Bolsa passam por um bom momento desde o ano passado. A reestruturação do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) fez com que as companhias experimentassem ampliação nas vendas e preços mais elevados.

De acordo com analistas, o crescimento de receita, margem e lucro visto em 2023 deve se manter em 2024 e 2025. A bonança vinda do programa marca principalmente nomes como Cury (CURY3), Direcional (DIRR3), MRV (MRVE3) e Plano&Plano (PLPL3).

Os balanços das construtoras devem seguir no campo positivo ao longo de 2024 e 2025, como resultado do reconhecimento contábil das vendas já feitas com preços maiores. Isso acontece porque as empresas de construção apuram a receita das vendas de modo proporcional ao andamento das obras.

Assim, as vendas feitas ao longo do ano passado só vão compor os balanços das construtoras ao longo deste ano e do próximo, quando os imóveis vendidos na planta estiverem prontos.

Leia também
image 2

As ações do Banco do Brasil estão caras?

Ao avaliar os fundamentos do banco, analistas consideram que papéis do BB ainda estão descontados

image 3

A ação da Vale está barata ou cara na Bolsa?

Mineradora brasileira tem índices abaixo do que pares nacionais e internacionais, com questões como Mariana pesando

Qual é a melhor ação de construtoras?

Dentro deste contexto, qual seria a melhor ação de construção da Bolsa?

Mesmo com o setor potencialmente mais aquecido, considerando o avanço do MCMV e a queda de juros, a resposta é: depende.

Inúmeros fatores impactam na análise da melhor opção dentre as companhias do setor, como portfólio, números gerais, fundamentos da tese, entre outros.

De acordo com o Goldman Sachs, um dos indicadores mais indicados para análise de papéis do setor é o retorno sobre patrimônio líquido (ROE). Considerando o dado, a equipe de research do banco destaca a Cyrela (CYRE3) e Direcional como preferidas, enquanto a EzTec (EZTC3) e a MRV ficariam com ROE em um único dígito baixo.

Leia também
image 4

Yduqs: Citi corta YDUQ3 para “neutra”, reduz preço-alvo e ações caem forte

Valuation das ações continua atrativo no longo prazo, diz banco, mas há falta de catalisadores no curto prazo

image 5

Educacionais no Ibovespa: por que estão entre as quedas de 2024?

As companhias educacionais têm sido afetadas, em 2024, por balanços abaixo do esperado; tendência deve ser positiva para próximo tri

Em relação aos preços das companhias, de acordo com levantamento realizado pela Elos Ayta, algumas apresentam preços mais atrativos ou menos.

Considerando o preço sobre lucro (P/L), a MRV é uma das construtoras mais baratas dos setor, com -16,75 na relação entre os dados.

A companhia apresenta, no entanto, alto índice na relação entre Enterprise Value / lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, em inglês), em 37,36.

Já ao analisar o preço da ação sobre o valor patrimonial (que, caso seja menor que 1, pode indicar que o papel negocia por menos que seus ativos), a MRV apresenta 0,59 vezes. No Ibovespa, a companhia não é a única que parece estar negociando baixo por essa métrica.

Para a Cyrela, a relação entre o P/VPA também fica menos que 1, com 0,91. É o mesmo caso da EzTec, que apresenta 0,61 vezes no cálculo entre o preço das ações sobre seu valor patrimonial. A companhia é uma das mais caras construtoras, no entanto, com 11,35x a relação entre o preço sobre o lucro.

Leia também
image 6

JPMorgan corta preços-alvo de construtoras e reitera preferir queridinha do setor

Apesar dos cortes, banco afirma que fundamentos do setor não mudaram e reforça preferir CYRE3


Fora do Ibov

Para além do Ibovespa, a companhia mais barata do setor é a Tenda (TEND3), com -27,39x na métrica de P/L. No mesmo quesito, a Cury se apresenta como a mais cara do setor, com 10,28 vezes.

Na análise de P/VPA, muitas se destacam positivamente, como a Moura Dubeaux (MDNE3), com 0,70x, a Mitre Realty (MTRE3) com 0,43x e a JHSF (JHSF3), com 0,55x.

Já a Gafisa (GFSA3), mesmo negociando a -2,22x o preço sobre o lucro, pode ser considerada uma das mais caras do setor pela métrica EV/EBITDA. A construtora apresenta 58,77 vezes a relação entre os dados.

Confira os principais múltiplos das construtoras

EmpresaTickerP/VPAP/LEV/Ebitda
Cury S/ACURY35,4210,287,72
PlanoeplanoPLPL33,047,025,79
DirecionalDIRR32,079,938,46
TendaTEND31,69-27,399,99
LavviLAVV31,296,196,76
Cyrela RealtCYRE30,916,947,61
Moura DubeuxMDNE30,75,755,61
EvenEVEN30,686,079,42
TrisulTRIS30,626,798,46
EztecEZTC30,6111,3513,89
MRVMRVE30,59-16,3737,36
JHSF PartJHSF30,555,515,7
Mitre RealtyMTRE30,435,88,89
GafisaGFSA30,19-2,2258,77
Fonte: Elos Ayta

Entenda os principais indicadores fundamentalistas

Índice de preço sobre lucro (P/L)

É um índice usado para avaliar se o preço das ações de uma empresa está caro ou barato. O preço analisado é sempre o valor por ação que está divulgado na bolsa em um certo momento. Já o lucro é o ganho líquido por cada uma das ações neste mesmo período.

Um P/L alto pode indicar que a ação está cara em relação ao seu lucro, enquanto um P/L baixo pode indicar que está barata. No entanto, é importante comparar o P/L com o de outras empresas do mesmo setor e considerar o crescimento esperado dos lucros.

Enterprise Value (EV/Ebitda)

O Enterprise Value é a soma do valor de mercado das ações de uma companhia com a dívida líquida dessa empresa. O valor é obtido ao multiplicar o número de ações emitidas pelo preço da ação em determinado momento.

EM síntese, o EV/Ebitda ajusta o valor de mercado da empresa pelo seu endividamento e caixa, oferecendo uma visão mais completa. Um EV/Ebitda baixo pode indicar que a empresa está subvalorizada.

P/VPA

O P/VPA corresponde ao preço de uma ação dividido pelo valor patrimonial correspondente a ela, sendo esse o indicador que diz o quanto os investidores estão dispostos a pagar pelo patrimônio líquido da empresa.

Assim, quando o P/VPA for inferior a 1, isso significa que a empresa está avaliada abaixo do seu valor patrimonial, sendo considerada barata, enquanto acima de 1 é o contrário. Já se estiver próximo de 1 deduz-se que está com preço preço justo em relação aos seus ativos.

(Com Estadão Conteúdo)




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *