Os consumidores devem comprar mais no primeiro trimestre de 2025 do que no mesmo período de 2024, mas mantendo o mesmo ritmo do quarto trimestre do ano passado. É o que mostra um levantamento do Ibevar – FIA Business School. O estudo foi elaborado com dados oficiais coletados pelo FIBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e manifestações espontâneas dos consumidores nas redes sociais a respeito de suas disposições de compra. Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Ibevar e professor da FIA Business School, explica que os dados refletem o consumo da família brasileira. “Comparando o primeiro trimestre de 2025 com o quarto de 2024, a primeira abordagem aponta para a estagnação do consumo, ou seja, crescimento igual a zero. Entretanto, o primeiro trimestre de 2025 será melhor do que o mesmo período do ano passado, com um aumento de 3,42%. Para todas as categorias na classificação do IBGE, estima-se expansão”, afirma. LEIA MAIS: Em 26 anos, inflação do país ficou acima da meta por oito vezes Veja a pesquisa IBEVAR – FIA Business School por categorias:
ServiçosOs levantamentos provenientes das redes sociais classificam o varejo em um número substancialmente maior de segmentos, permitindo uma visão mais detalhada. A análise também inclui operações de serviços (38 em vez de sete do IBGE). Dos 38 segmentos, 25 apresentam queda do último trimestre de 2024 para o primeiro de 2025, enquanto 13 mostram aumento:
Inadimplência“Considerando o aumento de atrasos observado, é razoável esperar uma taxa de inadimplência entre a média (5,37%) e o limite superior (5,70%) do intervalo estimado para o mês de janeiro de 2025”, completa Angelo. O resultado fica levemente acima da inadimplência de 5,33% de dezembro e abaixo da taxa de 5,43% registrada em março de 2024, último mês do primeiro trimestre do ano passado. |
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