Contas públicas tem pior resultado em um 1º ano de mandato
-
29/09/2023
253 Visualizações
252 Pessoas viram
0 Comentários
Não é só você que tá com a fatura do cartão maior que o salário. As contas do governo de janeiro até agosto fecharam quase R$ 105 bilhões no vermelho.
Chamado de ?déficit primário?, isso acontece, basicamente, quando a arrecadação do governo com todos os tributos fica abaixo de tudo aquilo que ele gasta.
Por que isso importa? Assim como as contas na sua casa, gastar mais do que ganha significa incerteza, instabilidade e aumento do endividamento.
Pense que, na prática, para voltar à saúde financeira, só há duas opções: gastar menos ou arrecadar mais. Ou seja, ?enxugar? o Estado ou criar mais impostos.
Comparando: Esse resultado fica abaixo de 2021 e 2022 e é o quarto maior déficit fiscal jan-ago, só atrás de 2020, 2016 e 2017. Além disso, é o pior número para um primeiro ano de mandato de um governo.
Mesmo com os números ruins, o saldo fica dentro do que o Congresso autorizou o governo a ter de rombo. Sim, em outras palavras, já está dentro do planejamento ter um rombo, de até R$ 238 bilhões ? principalmente causado pela PEC que permitiu furar o teto de gastos.
Segundo a área econômica, esse rombo deve ficar em cerca de 140 bi ao final do ano. ?No vermelho, mas melhor que o esperado?.
PS: Para 2024, o governo propôs que o déficit fique em zero. A ideia é principalmente aumentar a arrecadação através de novos impostos.