IMG-LOGO
Atualidades

Cúpula do BRICS discute se novos membros devem ser aceitos no bloco

- 23/08/2023 20 Visualizações 20 Pessoas viram 0 Comentários

Até agora, essa é a principal questão debatida na 15ª Cúpula do BRICS, que está acontecendo em Joanesburgo, capital da África do Sul.

Para você entender: BRICS é a sigla para Brasil, Rússia, Índia, China e South Africa e consiste em um bloco que une as grandes economias emergentes.

A ideia é reunir as nações que já estão entre as maiores do mundo, mas ainda enfrentam desafios de países não-desenvolvidos. Ao todo, a população de todas elas soma 3,2 bilhões de pessoas.

O principal tema do encontro: O bloco deve aceitar novos membros?

Os países candidatos a entrar são pelo menos 23 e incluem Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Argentina, Venezuela, Indonésia, Egito, Nigéria, Irã e Belarus;

A China defende a entrada, principalmente, para ter maior influência internacional, aumentando um contraponto ao G7, bloco de maiores economias da Europa + EUA.

O presidente Lula discursou ontem e também se mostrou favorável à ideia, reforçando o desejo de integração internacional e afirmando que o Brics não é para ser um ?clube fechado? e seria mais relevante com novos membros.

Lula e outros líderes também defenderam a criação de uma nova moeda comum, que não substituiria as respectivas nacionais, mas que impulsionaria o investimento, gerando credibilidade, previsibilidade e estabilidade jurídica para o setor privado.

O que mais é destaque pelo mundo?




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *