Concórdia – A partir da tarde da sexta-feira (27), o intenso fluxo de umidade vindo da região amazônica e a presença de áreas de baixa pressão na atmosfera favorecem a ocorrência de temporais com chuva intensa, raios, vendavais e chance de granizo.
Entre o sábado (28) e o amanhecer do domingo (29), o processo de formação de uma frente fria associada a um ciclone no oceano se soma às demais instabilidades, provocando grandes acumulados de chuva em Santa Catarina.
Entre a tarde de sexta (27) e a manhã do domingo (29), são esperados volumes de chuva bastante expressivos, com acumulados que variam entre 150 e 200 mm no Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste e entre 100 e 150 mm no Planalto Sul, Litoral Sul, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. No Litoral Norte, Planalto Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí, os acumulados ficam entre 50 e 100 mm.
Em todas as regiões, podem ser observados pontuais acima dos valores previstos.
Inicialmente, na sexta-feira (27), a chuva ocorre na forma de temporais, especialmente no Grande Oeste. Entre a noite de sexta-feira (27) e a madrugada de domingo (29), a chuva passa a ocorrer de forma abrangente, persistente e por vezes muito intensa, resultando em altos volumes num curto período de tempo.
O risco é alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e alto a muito alto para alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais. Na tarde de sábado (28), há condição para temporais nas áreas de divisa com o Paraná, com risco alto para ocorrências. Na tarde de domingo (29), ainda podem ser observados temporais isolados, mas o risco é baixo a moderado.
A partir da segunda-feira (30) e no decorrer da semana, o tempo segue instável em Santa Catarina, com chuvas frequentes e irregulares. Entretanto, os volumes previstos são menos expressivos comparados ao período entre 27 e 29 de outubro.
|