Direita vence eleições na Espanha, mas presidente ainda é incerto
-
24/07/2023
35 Visualizações
35 Pessoas viram
0 Comentários
O Partido Popular, de centro-direita, venceu as eleições gerais na Espanha com 33% dos votos, conquistando 136 cadeiras das 350 no Parlamento.
Na outra ponta, o Partido Socialista Operário Espanhol, do atual presidente Pedro Sánchez, elegeu 122 deputados.
Explicando o Parlamentarismo? Na Espanha, não se vota em candidatos, mas em partidos, que selecionam os deputados que vão compor o legislativo. Depois disso, a sigla que tiver a maioria das cadeiras escolhe o próximo premiê? similar a nossa figura de presidente.
Apesar do PP ter levado a melhor, os partidos de direita não alcançaram as cadeiras necessárias para eleger um nome, apontando para um provável cenário de ingovernabilidade na Espanha.
Isso porque, é necessário oquórumde176 parlamentares para escolha do próximo premiê.
O que prejudicou a direita? A sigla Vox, tida como extremista, conseguiu 33 assentos, 19 a menos do que tinha antes. Assim, apesar de ter feito um acordo com o PP, os dois não conseguiram o número mínimo.
Comparando com a última eleição, a esquerda perdeu 11 assentos, enquanto a direita ganhou 12. Repare também como a minoria da Catalunha pode ser decisiva.
Agora, as próximas semanas serão essenciais para saber se um governo de coalizão será formado. Caso isso não aconteça, novas eleições podem ser convocadas.