IMG-LOGO
Atualidades

Direita vence eleições na Espanha, mas presidente ainda é incerto

- 24/07/2023 35 Visualizações 35 Pessoas viram 0 Comentários

Partido Popular, de centro-direita, venceu as eleições gerais na Espanha com 33% dos votos, conquistando 136 cadeiras das 350 no Parlamento.

  • Na outra ponta, o Partido Socialista Operário Espanhol, do atual presidente Pedro Sánchez, elegeu 122 deputados.

Explicando o Parlamentarismo? Na Espanha, não se vota em candidatos, mas em partidos, que selecionam os deputados que vão compor o legislativo. Depois disso, a sigla que tiver a maioria das cadeiras escolhe o próximo premiê? similar a nossa figura de presidente.

Apesar do PP ter levado a melhor, os partidos de direita não alcançaram as cadeiras necessárias para eleger um nome, apontando para um provável cenário de ingovernabilidade na Espanha.

Isso porque, é necessário o quórum de 176 parlamentares para escolha do próximo premiê.

image 1

O que prejudicou a direita? A sigla Vox, tida como extremista, conseguiu 33 assentos, 19 a menos do que tinha antes. Assim, apesar de ter feito um acordo com o PP, os dois não conseguiram o número mínimo.

  • Comparando com a última eleição, a esquerda perdeu 11 assentos, enquanto a direita ganhou 12. Repare também como a minoria da Catalunha pode ser decisiva.

Agora, as próximas semanas serão essenciais para saber se um governo de coalizão será formado. Caso isso não aconteça, novas eleições podem ser convocadas.

 




Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *