Dividendos extraordinários: FIIs aumentam rendimentos na virada do semestre; confira quem vai pagar mais
-
30/06/2023
19 Visualizações
18 Pessoas viram
0 Comentários
O último dia útil do mês tradicionalmente é uma data especial para os investidores de FIIs, dado o grande número de fundos que anunciam o pagamento de dividendos. A expectativa do mercado aumenta mais ainda na virada do semestre, com a possibilidade de rendimentos extraordinários.
Considerando apenas os 111 fundos que compõem o Ifix – índice dos FIIs mais negociados na Bolsa –, 65 divulgaram na noite desta sexta-feira (30) o dividendo que será distribuído aos cotistas em julho. 23 deles elevaram o valor dos rendimentos na comparação com o mês anterior.
Pela lei, os fundos imobiliários são obrigados a distribuir no final do semestre 95% do lucro apurado no período – embora a maioria realize repasses mensais, como lembra Nathan Octavio, o Nod, criador do canal ClickInvest e especialista em FIIs.
“Em geral, isso ocorre porque o gestor opta por fazer uma distribuição mensal um pouco mais conservadora, de forma que o fundo tenha uma reserva em caixa para suportar qualquer problema que aconteça no semestre”, explica. “Desta forma, esse resultado acumulado pode ser distribuído no fim do semestre”, confirma.
Entre os fundos que já anunciaram o dividendo de julho – referente ao resultado de junho e o eventual acumulado do semestre anterior – o FII CSHG Real Estate (HGRE11) foi o grande destaque. O fundo pagará no mês que vem R$ 1,40 por cota, acima dos R$ 0,78 do repasse anterior. Confira outras distribuições:
Entre os fundos que anunciaram o dividendo nesta sexta-feira (30), 14 distribuirão um rendimento inferior ao observado no mês passado. 28 mantiveram o mesmo patamar de rendimentos.